Sol deve aparecer entre muitas nuvens no decorrer da manhã
15/11/2024 08:33 - Sexta-feira
A sexta-feira começou com muita nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 16,1°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 14,2°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 16,2°C. Os dados do CGE mostram ainda que novembro acumulou até o momento 116,1mm de chuva, o que corresponde a 85,6% dos 135,7mm esperados para o mês.
No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas, com máximas que podem superar os 24°C e índices de umidade em torno dos 60%. Entre o final da tarde e o decorrer da noite a propagação de áreas de instabilidade provoca chuvas na forma de pancadas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) direcionada para o Estado de São Paulo alimenta as instabilidades, o que deve provocar precipitações generalizadas no fim de semana, elevando o risco para inundações e deslizamentos de terra.
O sábado (16) deve apresentar tempo instável com chuvas na forma de pancadas intermitentes, variando de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas que não devem superar os 23°C. A continuidade das precipitações e o solo encharcado devem manter elevado o potencial para formação de alagamentos, transbordamento de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.
No domingo (17) ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as mínimas podem chegar aos 26°C. No decorrer da tarde as instabilidades voltam a ganhar força, provocando pancadas de chuva.