Além das ferramentas utilizadas para a realização da previsão diária (modelos numéricos de previsão, radiossondagem, imagens de satélite, etc.), os meteorologistas do CGE ainda contam com outros equipamentos que proporcionam informações instantâneas das condições registradas. Entre as mais importantes, podem ser consideradas:

Radar meteorológico - SAISP

Operado pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), o radar meteorológico de Ponte Nova está localizado no município de Salesópolis, na Grande São Paulo, e faz parte do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp). Com atualizações a cada cinco minutos, o radar, que é de propriedade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) tem alcance de 240 km, e através de imagens aponta a evolução das chuvas no estado de São Paulo.

O Radar meteorológico do Saisp é uma importante ferramenta de monitoramento utilizada pela equipe do CGE, pois aponta com clareza a intensidade, duração, direção e velocidade de deslocamento das áreas de instabilidade que atingem a Capital e municípios vizinhos. Em sistema disponibilizado pela internet, mesmo após o término das chuvas é possível resgatar as imagens registradas, através de figuras estáticas, sequenciais e animações.

Estações meteorológicas automáticas

Para acompanhar as condições diárias registradas na Cidade, o CGE se utiliza de estações meteorológicas automáticas, que conectadas a computadores, fornecem dados atualizados a cada cinco minutos. Distribuídas em diversos pontos da Capital, as estações proporcionam com muita rapidez o monitoramento contínuo de variáveis como temperatura, pressão atmosférica, velocidade do vento, umidade relativa do ar, índices pluviométricos, etc.

Rede telemétrica

Distribuída em aproximadamente 300 pontos da bacia do Alto-Tietê, a rede telemétrica mede o nível dos rios e córregos através de sensores. Com atualizações a cada dez minutos, a precipitação (pluviometria) é medida por um pluviômetro automático que coleta a água da chuva, quantifica e transmite os dados para a estação remota. Já o nível dos rios e córregos (fluviometria) é medido através de sensores que podem ser do tipo pressão ou ultrassônico. Os dados recebidos pelas estações telemétricas passam por uma verificação automática e logo em seguida são liberados para consulta através da internet. Para sinalizar o nível das águas, o sistema utiliza uma escala de cores, que quando em elevação pode alcançar os níveis de atenção, alerta, emergência e extravasamento.

Para o acompanhamento das chuvas na Capital, o CGE baseia-se nas medições das redes no Rio Tietê e afluentes.

Pluviômetros convencionais

A Prefeitura de São Paulo mantém pluviômetros convencionais em cada uma das subprefeituras. Através de leituras de índices quatro vezes ao dia (0h, 7h, 13h e 19h), realizadas por agentes da Defesa Civil, é possível acompanhar o volume médio de chuvas registrado em cada região, e calcular o acumulado médio da Cidade. As medições são feitas ininterruptamente, considerando também feriados e finais de semana.