Fianlal de tarde com céu encoberto e temperatura em lento e gradual declínio em SP
13/11/2024 15:48 - Quarta-feira
A tarde desta quarta-feira (13) segue com céu encoberto e as temperaturas já apresentam declínio gradual, após atingirem máxima de 18,2°C. A umidade relativa do ar permaneceu elevada com valores mínimos ao redor dos 79%. Os ventos marítimos que sopram contra a costa paulista mantêm a grande cobertura de nuvens, bem como a sensação de frio em plena primavera.
Até o fim do dia esse quadro permanece inalterado, ou seja, não há previsão de chuvas significativas, apenas eventuais momentos com garoa fina e ocasional. É importante lembrar que, a temperatura mínima de hoje deve ser registrada no fim da noite, com previsão de apenas 15°C. Os dados do CGE mostram que novembro acumulou até o momento 116,1mm de chuva, o que corresponde a 85,6% dos 135,7m esperados para o mês.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Os modelos de previsão do tempo indicam que as precipitações mais significativas retornam a partir da sexta-feira (15) e no sábado (16), em decorrência do fluxo de umidade do Centro-Norte do país em direção ao sudeste, gerando áreas de instabilidade. Há risco de fortes temporais para a Capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo.
A quinta-feira (14) ainda vai apresentar céu com muitas nuvens e chuviscos isolados na madrugada e no fim da noite, em função dos ventos úmidos que sopram do mar. Não há previsão de temporais, porém a sensação será de frio fora de época. Os termômetros devem registrar mínima de 15°C e máxima de apenas 20°C. A umidade do ar se mantém elevada com valores mínimos acima dos 68%.
Na sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, a previsão é de chuva na forma de pancadas isoladas de moderada a forte intensidade a partir da tarde, o que eleva o risco para a formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos da região. O dia deve começar com céu nublado, termômetros na marca dos 17°C no decorrer da madrugada, com máxima prevista de 23°C e taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 70%.