Predomínio de sol e temperaturas em rápida elevação na manhã paulistana
17/10/2024 08:18 - Quinta-feira
A quinta-feira começou com variação de nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 16,5°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 13,8°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 17,3°C. Os dados do CGE mostram ainda que outubro registrou até o momento 25,1mm de chuva, o que corresponde a 22,3% dos 112,7mm esperados para o mês.
No decorrer do dia o predomínio de sol favorece a rápida elevação das temperaturas, com máximas que podem superar os 30°C e índices de umidade atingindo valores próximos aos 35%. No final da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto podem ocorrer apenas chuvas rápidas e isoladas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A propagação de um sistema de baixa pressão associado com uma frente fria muda o tempo no fim de semana, provocando chuvas mais generalizadas, rajadas de vento e declínio das temperaturas.
A sexta-feira (18) ainda deve começar com sol e calor. Os termômetros devem variar entre mínimas de 16°C e máximas que podem chegar aos 30°C, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 40%. Entre a tarde e o decorrer da noite a atuação da baixa pressão, associada com a aproximação da frente fria, deve provocar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento que podem superar os 60Km/h, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo.
No sábado (19) a propagação da frente fria pelo litoral paulista deixa o tempo fechado e chuvoso ao longo do dia, o que impede a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 16°C e as máximas não devem superar os 22°C, com índices de umidade acima dos 80%. A continuidade das chuvas eleva o risco para formação de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.