Sensação de calor na tarde deste domingo (29) na Capital paulista

29/09/2024 15:47 - Domingo

A tarde deste domingo (20) segue com tempo estável e temperaturas agradáveis na Capital paulista. A máxima média registrada hoje foi de 28,3°C e os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima dos 40%. Algumas estações meteorológicas do CGE localizadas nas Zonas Norte e Leste da Capital registraram temperaturas mais elevadas, que superaram os 30°C. Já as localizadas no extremo sul da cidade se mantiveram ao redor da média. O dia deve terminar com aumento da nebulosidade, em função da chegada da brisa marítima, que já pode ser observada a partir do extremo da Zona Sul, mas sem previsão de chuva. Os dados do CGE mostram que setembro registrou até o momento, 15,8mm de chuva, o que equivale a 23,1%% dos 68,5mm esperados para o mês.

Condição de tempo estável nos próximos dias e sem previsão de chuva para a Capital e RMSP. As simulações atmosféricas mais recentes indicam o retorno do sol forte com temperaturas acima dos 30°C entre a segunda-feira (30) e o dia 02 de outubro, quarta-feira. A passagem de uma nova frente fria de fraca atividade chuvosa no decorrer da quinta-feira (03), provoca novo declínio das temperaturas em São Paulo.

A segunda-feira (30) será mais um dia de tempo seco. O vento predominante ainda se mantém de leste/sudeste, mas a quantidade de nuvens diminui com a presença mais constante do sol entre poucas nuvens ao longo do dia, o que permite a elevação mais significativa das temperaturas. Mínima de 16°C e a máxima atinge os 32°C nas horas de maior aquecimento. Os índices de umidade do ar entram em declínio, com valores mínimos em torno dos 33%.

A terça-feira, primeiro de outubro, também será marcada por tempo estável, sem previsão de chuva e termômetros na madrugada ao redor dos 18°C. O predomínio de sol entre poucas nuvens vai garantir mais um dia de forte calor, com a temperatura máxima prevista de 34°C nas horas mais quentes da tarde. Em contrapartida, a umidade do ar fica bastante reduzida, com os menores valores em torno dos 20% a ligeiramente abaixo em alguns bairros. Essa condição meteorológica requer especial atenção com idosos e crianças. O CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.