Noite de quinta-feira (26) começa com céu claro, sensação de calor e umidade relativa do ar baixa na cidade

26/09/2024 18:13 - Quinta-feira

Noite de quinta-feira (26) começa com céu claro, sensação de calor, e umidade relativa do ar baixa, na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 33°C em média. A mínima pode chegar aos 18°C. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas desde às 00h da última segunda-feira (23).

Nesta tarde, a capital paulista registrou novo recorde de temperatura máxima. Foram 36°C de média na cidade, e 37,3°C na estação meteorológica da Mooca, sendo as maiores máxima média e máxima abosluta, aquele valor registrado em um único local, do ano. A nota está disponível no link: https://www.cgesp.org/v3/sala-de-imprensa.jsp

A umidade relativa do ar oscila em torno de 26% e sobe lentamente. A Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para baixa umidade relativa do ar em toda a cidade, às 11h45 e às 15h40 estado de ALERTA, o qual permanece.

Nas próximas horas, a brisa marítima pode causar um ligeiro aumento de nebulosidade, entretanto não há expectativa de chuva.

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve mudar o tempo nos próximos dias, causando chuvas isoladas, rajadas de vento e declínio das temperaturas. No geral as precipitações devem ser isoladas e insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco, aumentando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.

A sexta-feira (27) ainda deve começar abafada com sol e sensação de calor, porém a chegada da frente fria ao litoral paulista causa aumento de nebulosidade e rajadas de vento de até 60Km/h no decorrer do dia. As temperaturas máximas chegam aos 30°C, enquanto os índices de umidade podem atingir valores próximos aos 30%. Entre a tarde e a noite há potencial para chuvas na forma de pancadas rápidas e isoladas, acompanhadas por raios e com intensidade variando de fraca a moderada. As temperaturas entram em declínio no final do dia, com previsão de mínimas em torno dos 18°C para o decorrer da noite.

No sábado (28) os ventos úmidos que passam a soprar do oceano causam muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos, que diminuem no decorrer do dia. Estas condições servem para amenizar o intenso calor e o tempo seco dos últimos dias. Dessa forma, as temperaturas variam entre mínimas de 17°C e máximas que não devem superar os 22°C, enquanto a umidade relativa do ar permanece acima dos 60%.