Predomínio de sol e temperaturas em rápida elevação na manhã paulistana

24/09/2024 08:15 - Terça-feira

A terça-feira começou abafada com pouca nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 17,6°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 10,5°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 21,2°C. Os dados do CGE mostram ainda que setembro registrou até o momento 14,6mm de chuva, o que corresponde a 21,3% dos 68,5mm esperados para o mês.

A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas desde às 00h da última segunda-feira (23). Alerta-se ainda que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar. A recomendação da Prefeitura de São Paulo é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.

No decorrer do dia o sol favorece a rápida elevação das temperaturas, com máximas que podem superar os 33°C e índices de umidade atingindo valores críticos, abaixo dos 30%. No final do dia a chegada da brisa marítima pode causar um ligeiro aumento de nebulosidade, entretanto não há expectativa de chuva.

O tempo segue seco e ensolarado com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade nos próximos dias. Os modelos numéricos de previsão indicam que o tempo deve mudar apenas no final da semana, quando uma frente fria finalmente consegue chegar ao litoral paulista. No geral as chuvas devem ser isoladas e insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco, aumentando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.

A quarta-feira (25) deve ser mais um dia de sol e calor na Grande São Paulo. Os termômetros devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 34°C. Atenção para os baixos índices de umidade, que devem atingir valores críticos, abaixo dos 30%, no período da tarde. Não há condições de chuva.

Na quinta-feira (26) o tempo segue seco e ensolarado, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem chegar aos 35°C. Alerta-se novamente para a baixa umidade do ar, que deve atingir valores próximos aos 25% nas horas mais quentes do dia.