Frente fria ameniza o calor e o tempo seco dos últimos dias

15/09/2024 08:27 - Domingo

Uma frente fria finalmente conseguiu mudar o tempo neste domingo, que começou com muita nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 17,2°C durante a madrugada, entretanto ocorreram chuviscos apenas em alguns pontos da Zona Sul até o momento. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 14,7°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 18,1°C. Os dados do CGE mostram ainda que setembro registrou até o momento apenas 0,3mm de chuva, o que corresponde a 0,4% dos 68,5mm esperados para o mês.

No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria e o sol pode até aparecer entre muitas nuvens, mas as temperaturas não sobem muito. Os ventos úmidos que sopram do oceano também ajudaram a aliviar o tempo seco dos últimos dias. Dessa forma, as máximas não devem superar os 22°C e os índices de umidade permanecem acima dos 60%. Ainda há condições para chuviscos entre a tarde e o período da noite, principalmente nas regiões mais próximas da Serra do Mar, no sul da Grande São Paulo.

A próxima semana ainda deve começar com nebulosidade, garoa, chuviscos e temperaturas mais amenas, o que ajuda a elevar os índices de umidade e melhorar a qualidade do ar, mas deve ser insuficiente para repor o déficit hídrico.

A segunda-feira (16) deve apresentar chuvas fracas e garoa, que ocorrem alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Mesmo assim, o céu permanece com muita nebulosidade, o que impede a elevação mais significativa das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 15°C, enquanto as máximas não devem superar os 20°C.

Na terça-feira (17) o sol retorna entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 14°C e máximas de 22°C, com índices de umidade permanecendo acima dos 55%.