SP observa aumento de nebulosidade e 18°C

15/09/2024 03:24 - Domingo

Até o início da manhã do domingo (15) não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo. Houve aumento de nebulosidade e as temperaturas oscilam nos 18°C em média. A umidade relativa do ar está em 88%. Não há registro de chuva na Grande São Paulo.

A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas desde o último domingo (08). Alerta-se ainda que as condições meteorológicas seguem dificultando a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar. A recomendação da Prefeitura de São Paulo é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.

Os dados do CGE ainda mostram que setembro registrou até o momento apenas 0,2mm de chuva, o que corresponde a 0,3% dos 68,5mm esperados para o mês.

A propagação da frente fria pelo litoral paulista deve finalmente mudar o tempo entre o domingo e o início da próxima semana. Este sistema deve provocar aumento de nebulosidade, variação na direção dos ventos e declínio das temperaturas, amenizando o intenso calor dos últimos dias. As chuvas mais significativas são esperadas para o Litoral Sul do estado, enquanto a Grande São Paulo deve receber apenas chuvas mais fracas, garoa e chuviscos. No geral estas precipitações devem ser insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco, aumentando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.

No domingo (15) os ventos passam a soprar de sul e sudeste e transportando a umidade do oceano para a Grande São Paulo, o que causa muita nebulosidade e favorece a ocorrência de garoa e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia. Estas condições devem aliviar significativamente o tempo seco dos últimos dias, elevando os índices de umidade, melhorando a qualidade do ar e amenizando o calor. Dessa forma, os termômetros devem variar entre mínimas de 17°C e máximas que não devem superar os 22°C, com índices de umidade permanecendo acima dos 50%.

A segunda-feira (16) deve apresentar chuvas fracas e garoa, que ocorrem alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Mesmo assim, o céu permanece com muita nebulosidade, o que impede a elevação mais significativa das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 16°C, enquanto as máximas não devem superar os 20°C.