Mais um dia ensolarado e quente na Capital paulista

14/09/2024 05:51 - Sábado

O sábado (14) será quente e ensolarado. Segundo a equipe de meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, as temperaturas permanecem acima da média e podem superar os 34°C. Neste início de manhã, os termômetros marcam 20°C em média. A umidade relativa do ar está acima dos 55%. No final do dia a aproximação da frente fria aumenta a nebulosidade e causa rajadas moderadas de vento, entretanto não há previsão de chuva.

A Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para baixa umidade relativa do ar em toda a cidade entre as 10h30 e 18h55. No momento a umidade relativa do ar gira em torno dos 40% e deve se manter em elevação nas próximas horas.

A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas desde o domingo (08), além de ter decretado estado de ATENÇÃO para baixa umidade do ar nesta tarde.

Alerta-se ainda que as condições meteorológicas seguem dificultando a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar. A recomendação da Prefeitura de São Paulo é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve finalmente mudar um pouco o tempo entre o domingo e o início da próxima semana. Este sistema deve provocar aumento de nebulosidade, variação na direção dos ventos e declínio das temperaturas, amenizando o intenso calor dos últimos dias. As chuvas mais significativas são esperadas para o Litoral Sul do estado, enquanto a Grande São Paulo deve receber apenas chuvas mais fracas, garoa e chuviscos. No geral estas precipitações devem ser insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco e limpar a atmosfera, melhorando a qualidade do ar.

No domingo (15) os ventos passam a soprar de sul e sudeste e transportando a umidade do oceano para a Grande São Paulo, o que causa muita nebulosidade e favorece a ocorrência de garoa e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia. Estas condições devem aliviar significativamente o tempo seco dos últimos dias, elevando os índices de umidade, melhorando a qualidade do ar e amenizando o calor. Dessa forma, os termômetros devem variar entre mínimas de 18°C e máximas que não devem superar os 22°C, com índices de umidade permanecendo acima dos 50%.