Manhã de sexta-feira (13) termina com céu claro, sol, calor e umidade relativa do ar em queda na cidade

13/09/2024 12:07 - Sexta-feira

Manhã sexta-feira (13) termina com céu claro, sol, calor e queda na umidade relativa do ar. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 30°C em média na cidade. A máxima pode chegar aos 34°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 28% com tendência a queda. A média pode chegar aos 20% nas próximas horas. Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para baixa umidade relativa do ar em toda a cidade, às 10h30 da manhã.

Em situações de baixa umidade do ar, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda a ingestão de bastante líquido, proteger-se do sol e evitar atividades físicas ao ar livre entre 11 e 17 horas e sempre que possível, umidificar os ambientes internos utilizando vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

A Defesa Civil Municipal mantém também o estado de ATENÇÃO para altas temperaturas em toda a cidade desde o domingo (08/09), decretado em (06/SETEMBRO/2024 - 16H30M), em decorrência da intensificação da forte onda de calor que se espalha em boa parte do país, e que deve perdurar pelo menos até o próximo sábado (14).

O CGE da Prefeitura de São Paulo monitora os índices de umidade do ar na capital paulista desde 2010, e de acordo com este monitoramento o menor valor médio de umidade desde o início das medições ocorreu em 19/07/2021 com 15,6% de média na cidade. A menor umidade relativa do ar absoluta também ocorreu em 19/07/2021 com 10% na Sé/CGE, Centro.

Já os recordes de umidade do ar ocorridos apenas neste ano de 2024 foram:

Menor umidade média na cidade: 19,2% em 04/09/2024;

Menor umidade absoluta, aquele valor registrado em um único local, foi de 11,4% em 09/09/2024, registrada na estação meteorológica da Sé.

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve finalmente mudar um pouco o tempo entre o domingo e o início da próxima semana. Este sistema deve provocar aumento de nebulosidade, variação na direção dos ventos e declínio das temperaturas, amenizando o intenso calor dos últimos dias. As chuvas mais significativas são esperadas para o Litoral Sul do estado, enquanto a Grande São Paulo deve receber apenas chuvas mais fracas, garoa e chuviscos. No geral estas precipitações devem ser insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco e limpar a atmosfera, melhorando a qualidade do ar.

O sábado (14) segue com tempo seco e ensolarado, provocando mais um dia de calor e baixos índices de umidade. As temperaturas permanecem acima da média e devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 34°C. No final do dia a aproximação da frente fria aumenta a nebulosidade e causa rajadas moderadas de vento, entretanto não há previsão de chuva.

No domingo (15) os ventos passam a soprar de sul e sudeste e transportando a umidade do oceano para a Grande São Paulo, o que causa muita nebulosidade e favorece a ocorrência de garoa e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia. Estas condições devem aliviar significativamente o tempo seco dos últimos dias, elevando os índices de umidade, melhorando a qualidade do ar e amenizando o calor. Dessa forma, os termômetros devem variar entre mínimas de 18°C e máximas que não devem superar os 22°C, com índices de umidade permanecendo acima dos 50%.