Noite de quinta-feira (12) segue com tempo aberto e termômetros em 25ºC

12/09/2024 20:31 - Quinta-feira

As últimas horas da noite de quinta-feira (12) seguem com tempo aberto e com sensação de tempo abafado na capital paulista. De acordo com dados da rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média na cidade é de 25ºC, a mínima prevista para o decorrer da próxima madrugada é de 19ºC. Os índices de umidade do ar variam em torno dos 50%.

Em situações de baixa umidade do ar, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda a ingestão de bastante líquido, proteger-se do sol e evitar atividades físicas ao ar livre entre 11 e 17 horas. Sempre que possível, umidificar os ambientes internos utilizando vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

A Defesa Civil Municipal mantém também o estado de ATENÇÃO para altas temperaturas em toda a cidade desde o domingo (08/09), decretado em (06/SETEMBRO/2024 - 16H30M), em decorrência da intensificação da forte onda de calor que se espalha em boa parte do país, e que deve perdurar pelo menos até o próximo sábado (14).

O CGE da Prefeitura de São Paulo monitora os índices de umidade do ar na capital paulista desde 2010, e de acordo com este monitoramento o menor valor médio de umidade desde o início das medições ocorreu em 19/07/2021 com 15,6% de média na cidade. A menor umidade relativa do ar absoluta também ocorreu em 19/07/2021 com 10% na Sé/CGE, Centro.

Já os recordes de umidade do ar ocorridos apenas neste ano de 2024 foram:

Menor umidade média na cidade: 19,2% em 04/09/2024;

Menor umidade absoluta, aquele valor registrado em um único local, foi de 11,4% em 09/09/2024, registrada na estação meteorológica da Sé.

A passagem rápida de uma nova frente fria entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) vai proporcionar um alívio ao forte calor registrado nos últimos dias. São esperadas chuvas com até moderada intensidade em alguns momentos no litoral sul de São Paulo, que serão acompanhadas de rajadas de vento, em função da aproximação do sistema frontal no domingo (15). Na Capital e RMSP o volume de chuva esperado deve ser bem menor, com chuva fraca e chuviscos de forma intermitente durante a trajetória do sistema. O declínio das temperaturas na próxima semana não será duradouro, e deve voltar a esquentar já no decorrer da sexta-feira (20).

A sexta-feira (13) vai seguir o panorama registrado nos últimos dias, ou seja, sem previsão de chuva, baixa umidade do ar e calor bem acima do esperado para o mês. A temperatura mínima deve oscilar na casa dos 19°C e a máxima por volta dos 34°C no período da tarde.  Os percentuais mínimos de umidade estarão próximos ou abaixo dos 20% em alguns bairros.

No sábado (14), ainda faz calor, com temperatura mínima prevista de 20°C na madrugada e 34°C nas horas de maior aquecimento durante a tarde, em decorrência do predomínio de sol entre poucas nuvens. O ambiente pré-frontal é favorável para a ocorrência de eventuais rajadas de vento a partir da tarde, em função da aproximação da frente fria. A quantidade de nuvens vai aumentar no período noturno, mas sem previsão de chuva.