Temperaturas superam os 33°C na tarde desta quinta-feira (12) em SP

12/09/2024 15:58 - Quinta-feira

A Capital paulista apresenta alternância de céu claro e poucas nuvens nesta tarde de quinta-feira (12), onde a temperatura máxima superou os 33°C. Em contrapartida, os baixos índices de umidade do ar desde as primeiras horas da manhã fizeram com que a Defesa Civil Municipal decretasse inicialmente estado de ATENÇÃO para baixa umidade a partir das 10h35 e, posteriormente, estado de ALERTA, com início às 14h15 em toda a Cidade. O dia termina com sensação de calor e temperaturas em lento e gradual declínio a partir do fim da tarde, com gradativa elevação das taxas de umidade do ar.

Essa condição meteorológica aumenta significativamente os riscos à saúde, principalmente em se tratando de doenças respiratórias e pulmonares. O CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda a ingestão de bastante líquido, proteger-se do sol e evitar atividades físicas ao ar livre entre 11 e 17 horas. Sempre que possível, umidificar os ambientes internos utilizando vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

A Defesa Civil Municipal mantém também o estado de ATENÇÃO para altas temperaturas em toda a Cidade a partir deste domingo (08), decretado em (06/SETEMBRO/2024 - 16H30M), em decorrência da intensificação da forte onda de calor que se espalha em boa parte do país, e que deve perdurar pelo menos até o próximo sábado (14).

A passagem rápida de uma nova frente fria entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) vai proporcionar um alívio ao forte calor registrado nos últimos dias. São esperadas chuvas com até moderada intensidade em alguns momentos no litoral sul de São Paulo, que serão acompanhadas de rajadas de vento, em função da aproximação do sistema frontal no domingo (15). Na Capital e RMSP o volume de chuva esperado deve ser bem menor, com chuva fraca e chuviscos de forma intermitente durante a trajetória do sistema. O declínio das temperaturas na próxima semana não será duradouro, e deve voltar a esquentar já no decorrer da sexta-feira (20).

A sexta-feira (13) vai seguir o panorama registrado nos últimos dias, ou seja, sem previsão de chuva, baixa umidade do ar e calor bem acima do esperado para o mês. A temperatura mínima deve oscilar na casa dos 19°C e a máxima por volta dos 34°C no período da tarde.  Os percentuais mínimos de umidade estarão próximos ou abaixo dos 20% em alguns bairros.

No sábado (14), ainda faz calor, com temperatura mínima prevista de 20°C na madrugada e 34°C nas horas de maior aquecimento durante a tarde, em decorrência do predomínio de sol entre poucas nuvens. O ambiente pré-frontal é favorável para a ocorrência de eventuais rajadas de vento a partir da tarde, em função da aproximação da frente fria. A quantidade de nuvens vai aumentar no período noturno, mas sem previsão de chuva.