Noite de quarta-feira (11) começa com céu claro, temperaturas em lento declínio e umidade do ar em lenta elevação

11/09/2024 18:03 - Quarta-feira

Noite de quarta-feira (11) começa com céu claro, sensação de calor e baixos índices de umidade relativa do ar na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 29°C em média. A mínima pode chegar aos 19°C.

A Defesa Civil Municipal mantém o estado de ATENÇÃO para baixa umidade relativa do ar desde às 10h40 decretado nesta quarta-feira (11). O índice médio ainda registra 30% com tendência a elevação, porém de forma lenta. É importante manter-se hidratado, e manter ambientes internos úmidos com vaporizadores e toalhas molhadas.

O CGE da Prefeitura de São Paulo monitora os índices de umidade do ar na capital paulista desde 2010, e de acordo com este monitoramento o menor valor médio de umidade desde o início das medições ocorreu em 19/07/2021 com 15,6% de média na cidade. A menor umidade relativa do ar absoluta também ocorreu em 19/07/2021 com 10% na Sé/CGE, Centro.

Já os recordes de umidade do ar ocorridos apenas neste ano de 2024 foram:

Menor umidade média na cidade: 19,2% em 04/09/2024;

Já a Menor umidade absoluta, aquele valor registrado em um único local, foi de 11,4% em 09/09/2024, registrada na estação meteorológica da Sé.

A Defesa Civil Municipal também mantém o estado de ATENÇÃO para altas temperaturas em toda a Cidade desde domingo (08/09), decretado em (06/SETEMBRO/2024 - 16H30M), em decorrência da intensificação da forte onda de calor que se espalha em boa parte do país, e que deve perdurar pelo menos até o próximo sábado (14).

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o início da segunda quinzena de setembro será diferente dos últimos dias. Uma frente fria vai trazer alívio ao calor no próximo fim de semana. As temperaturas devem se manter elevadas pelo menos até sábado (14). O sistema frontal durante a sua trajetória entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) vai provocar chuva e, após a passagem da frente fria, a chegada do ar frio deve trazer declínio das temperaturas, principalmente no leste paulista, que inclui a Capital e RMSP, mas sem frio extremo.

A quinta-feira (12) também será um dia de tempo seco, com baixa umidade e forte calor desde o amanhecer. A temperatura máxima prevista é de 34°C e os índices de umidade do ar devem variar entre 19% e 70% no decorrer do dia.

A sexta-feira (13) vai seguir o panorama registrado nos últimos dias, ou seja, sem previsão de chuva, baixa umidade do ar e calor bem acima do esperado para o mês. Temperatura mínima na casa dos 34°C e percentuais de umidade abaixo dos 20%.