Mais uma tarde de forte calor e baixos índices de umidade do ar em SP
11/09/2024 16:07 - Quarta-feira
A tarde desta quarta-feira (11) na Capital paulista segue com sol entre poucas nuvens, sensação de forte calor e termômetros na casa dos 32,2C. A umidade do ar está abaixo dos 30% na maior parte das regiões da cidade e ligeiramente abaixo dos 20% em Perus, Sé, Freguesia do Ó e Cidade Ademar. Está sendo mais um dia em que a Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para baixa umidade a partir das 10h40 desta manhã. Nas próximas horas a estabilidade atmosférica está garantida, sem previsão de chuva e, no fim da tarde, com as temperaturas em lento e gradual declínio em SP e consequente elevação dos níveis de umidade do ar.
Reforçamos que, essa condição de tempo seco e forte calor, aumenta significativamente os riscos à saúde, principalmente em se tratando de doenças respiratórias e pulmonares. O CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda a ingestão de bastante líquido, proteger-se do sol e evitar atividades físicas ao ar livre entre 11 e 17 horas. Sempre que possível, umidificar os ambientes internos utilizando vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.
O forte calor, a baixa umidade do ar e a falta de chuva também aumentam o risco de queimadas e incêndios florestais. As imagens de satélite mostram uma densa cortina de fumaça espalhada pelas regiões do Brasil, o que interfere significativamente na qualidade do ar, principalmente na dispersão dos poluentes.
A Defesa Civil Municipal mantém também o estado de ATENÇÃO para altas temperaturas em toda a Cidade a partir deste domingo (08), decretado em (06/SETEMBRO/2024 - 16H30M), em decorrência da intensificação da forte onda de calor que se espalha em boa parte do país, e que deve perdurar pelo menos até o próximo sábado (14).
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o início da segunda quinzena de setembro será diferente dos últimos dias. Uma frente fria vai trazer alívio ao calor no próximo fim de semana. As temperaturas devem se manter elevadas pelo menos até sábado (14). O sistema frontal durante a sua trajetória entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) vai provocar chuva e, após a passagem da frente fria, a chegada do ar frio deve trazer declínio das temperaturas, principalmente no leste paulista, que inclui a Capital e RMSP, mas sem frio extremo.
A quinta-feira (12) também será um dia de tempo seco, com baixa umidade e forte calor desde o amanhecer. A temperatura máxima prevista é de 34°C e os índices de umidade do ar devem variar entre 19% e 70% no decorrer do dia.
A sexta-feira (13) vai seguir o panorama registrado nos últimos dias, ou seja, sem previsão de chuva, baixa umidade do ar e calor bem acima do esperado para o mês. Temperatura mínima na casa dos 34°C e percentuais de umidade abaixo dos 20%.