Capital paulista deve registrar mais um dia com forte calor e baixa umidade do ar

11/09/2024 09:04 - Quarta-feira

A Capital paulista amanheceu com poucas nuvens, restrição de visibilidade, por conta da formação de névoa seca, vento calmo e termômetros em média na marca dos 18,4°C. O cenário atmosférico registrado nos últimos dias não mudou nesta quarta-feira (11). A previsão de temperatura máxima permanece elevada e deve atingir os 34°C nas horas de maior aquecimento. A umidade do ar segue baixa, com valores mínimos ao redor dos 20% em diversas regiões da Capital paulista.

Essa condição meteorológica aumenta significativamente os riscos à saúde, principalmente em se tratando de doenças respiratórias e pulmonares. O CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda a ingestão de bastante líquido, proteger-se do sol e evitar atividades físicas ao ar livre entre 11 e 17 horas. Sempre que possível, umidificar os ambientes internos utilizando vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

O forte calor, a baixa umidade do ar e a falta de chuva também aumentam o risco de queimadas e incêndios florestais. As imagens de satélite mostram uma densa cortina de fumaça espalhada pelas regiões do Brasil, o que interfere significativamente na qualidade do ar, principalmente na dispersão dos poluentes.

A Defesa Civil Municipal mantém também o estado de ATENÇÃO para altas temperaturas em toda a Cidade a partir deste domingo (08), decretado em (06/SETEMBRO/2024 - 16H30M), em decorrência da intensificação da forte onda de calor que se espalha em boa parte do país, e que deve perdurar pelo menos até o próximo sábado (14).

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o início da segunda quinzena de setembro será diferente dos últimos dias. Uma frente fria vai trazer alívio ao calor no próximo fim de semana. As temperaturas devem se manter elevadas pelo menos até sábado (14). O sistema frontal durante a sua trajetória entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) vai provocar chuva e, após a passagem da frente fria, a chegada do ar frio deve trazer declínio das temperaturas, principalmente no leste paulista, que inclui a Capital e RMSP, mas sem frio extremo.

A quinta-feira (12) também será um dia de tempo seco, com baixa umidade e forte calor desde o amanhecer. A temperatura máxima prevista é de 18°C e os índices de umidade do ar devem variar entre 19% e 70% no decorrer do dia.

A sexta-feira (13) vai seguir o panorama registrado nos últimos dias, ou seja, sem previsão de chuva, baixa umidade do ar e calor bem acima do esperado para o mês. Temperatura mínima na casa dos 34°C e percentuais de umidade abaixo dos 20%.