Noite de terça-feira (10) começa com sensação de tempo abafado e índices de umidade subindo lentamente

10/09/2024 18:05 - Terça-feira

Noite de terça-feira (10) começa com variação de nuvens, sensação de calor e umidade em lenta elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 28,8°C em média. A mínima pode chegar aos 18°C.

A umidade relativa do ar oscila em torno de 32% na cidade. A Defesa Civil Municipal mantém o estado de ATENÇÃO para baixa umidade relativa do ar desde às 11h45 desta terça-feira. A tendência é de elevação desses índices, porém d forma lenta. Nessas situações de tempo seco, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de borrifadores, vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 18 horas.

O CGE da Prefeitura de São Paulo monitora os índices de umidade do ar na capital paulista desde 2010, e de acordo com este monitoramento o menor valor médio de umidade desde o início das medições ocorreu em 19/07/2021 com 15,6% de média na cidade. A menor umidade relativa do ar absoluta também ocorreu em 19/07/2021 com 10% na Sé/CGE, Centro.

Já os recordes de umidade do ar ocorridos apenas neste ano de 2024 foram:

Menor umidade média na cidade: 19,2% em 04/09/2024;

Já a Menor umidade absoluta, aquele valor registrado em um único local, foi de 11,4% em 09/09/2024, registrada na estação meteorológica da Sé.

O bloqueio atmosférico, massa de ar seco, vai persistir pelo menos até o próximo sábado (14). Até lá a previsão aponta para dias com temperaturas acima da média e baixa umidade do ar em grande parte do dia, o que aumenta o risco de queimadas e incêndios nas áreas vegetadas. Além disso, as condições atmosféricas não favorecem a dispersão dos poluentes, o que contribui para a péssima qualidade do ar.

A quarta-feira (11) será mais um dia com predomínio de sol e tempo seco. Os termômetros oscilam entre 18°C ao amanhecer e 34°C no meio da tarde.

Na quinta-feira (12), o cenário atmosférico não muda. Sol forte, névoa seca e baixa umidade do ar. Mínima de 19°C e máxima de 34°C.