Névoa seca, calor e baixa umidade do ar em SP

10/09/2024 15:15 - Terça-feira

A tarde desta terça-feira (10) apresenta céu com poucas nuvens, calor e névoa seca na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 33°C em Itaquera, na zona leste, e 31°C em Parelheiros, no extremo da zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais é de 20% e 28%.

Com base no monitoramento da equipe do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou às 11h45, estado de ATENÇÃO por baixa umidade do ar em toda a Capital paulista.

Nessas situações de tempo seco, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de borrifadores, vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 18 horas.

Hoje a média da temperatura máxima chegou aos 32,2°C, e os menores índices de umidade oscilaram um pouco abaixo dos 20%, o que requer maiores cuidados à saúde, principalmente a idosos e crianças, que sofrem mais com a baixa qualidade do ar.

Nas próximas horas, o tempo permanece estável e seco. O dia vai terminar sem mudanças significativas.

O bloqueio atmosférico, massa de ar seco, vai persistir pelo menos até o próximo sábado (14). Até lá a previsão aponta para dias com temperaturas acima da média e baixa umidade do ar em grande parte do dia, o que aumenta o risco de queimadas e incêndios nas áreas vegetadas. Além disso, as condições atmosféricas não favorecem a dispersão dos poluentes, o que contribui para a péssima qualidade do ar.

A quarta-feira (11) será mais um dia com predomínio de sol e tempo seco. Os termômetros oscilam entre 18°C ao amanhecer e 34°C no meio da tarde.

Na quinta-feira (12), o cenário atmosférico não muda. Sol forte, névoa seca e baixa umidade do ar. Mínima de 19°C e máxima de 34°C.