Sensação de calor durante a madrugada paulistana

10/09/2024 00:04 - Terça-feira

As próximas horas seguem com temperaturas amenas e sensação de calor na Capital paulista. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo apontam 20ºC em média. Região da Consolação, no Centro, registra 25°C, enquanto que em Parelheiros, na Zona Sul, a temperatura é de apenas 11°C. A umidade relativa do ar segue acima dos 45% na maioria dos bairros. O tempo segue estável e até o início da manhã não são esperadas mudanças significativas.

A terça-feira (10) segue com sol, calor, baixos índices de umidade e formação de névoa seca. As temperaturas permanecem acima da média e devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 33°C.

O CGE da Prefeitura de São Paulo monitora os índices de umidade do ar na capital paulista desde 2010, e de acordo com este monitoramento o menor valor médio de umidade desde o início das medições ocorreu em 19/07/2021 com 15,6% de média na cidade. A menor umidade relativa do ar absoluta também ocorreu em 19/07/2021 com 10% na Sé/CGE, Centro.

Já os recordes de umidade do ar ocorridos apenas neste ano de 2024 foram:

Menor umidade média na cidade: 19,5% em 19/08/2024;

Menor umidade absoluta, aquele valor registrado em um único local: 13,2% em 18/08/2024;

A Defesa Civil Municipal mantém a cidade em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas desde o dia 08/09/2024. A maior máxima média do ano permanece a do dia 17/03/2024 com 34,4°C, já a maior máxima absoluta do ano, aquele valor registrado em um único local, ocorreu em 09/01/2024 com 36,4°C na Vila Maria/Guilherme, Zona Norte e Mooca, Zona Leste;

No domingo (08/09) foi registrado novo recorde de maior temperatura média máxima do inverno e também a maior máxima absoluta, desde que começou o inverno no dia 20/junho de 2024 às 17h51. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 33,9°C na cidade, sendo que a máxima absoluta ocorreu na Freguesia do Ó, Zona Norte da Capital, com 35,2°C. Ainda dentro da estação do inverno, anterior a esses dados, a média máxima aferida ocorreu no dia 07/setembro deste ano, com 32,7°C e máxima absoluta de 33,9°C no dia  19/agosto, na Mooca, Zona Leste da cidade.

A recomendação da Prefeitura de São Paulo é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes.

Na quarta-feira (11) o tempo segue seco e ensolarado com formação de névoa seca na Grande São Paulo. A sensação de calor para a época do ano persiste e os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 33°C, com índices de umidade atingindo valores abaixo dos 30% no período da tarde.