Início de madrugada com tempo aberto em SP

08/09/2024 00:22 - Domingo

As primeiras horas da madrugada de domingo (08) seguem com pouca nebulosidade e com temperatura amena. De acordo com dados da rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo a temperatura média na cidade é de 17ºC com os percentuais de umidade do ar variando acima da casa dos 90% na maioria dos pontos de medição. Não há registro de chuva em toda faixa leste do estado. Esse panorama persiste sem alterações significativas pelo decorrer do período.

As simulações atmosféricas mais recentes indicam o estabelecimento de uma forte onda de calor em boa parte do Brasil, com temperaturas bem acima da média para o mês, assim como baixos índices de umidade do ar. Essa condição meteorológica deve iniciar já neste fim de semana e se manter ao longo da próxima. Portanto, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas. Em relação ao meio ambiente, especial atenção para a dificuldade de dispersão dos poluentes, o que impacta diretamente na qualidade do ar. Além disso, a umidade baixa favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais.

Diante desse cenário futuro, a Defesa Civil da Cidade de São Paulo decretou ESTADO DE ATENÇÃO PARA ALTAS TEMPERATURAS em toda a Capital paulista a partir do dia 08 de setembro de 2024. (06/SETEMBRO/2024 - 16H30M)

No domingo (08), céu com poucas nuvens na madrugada e termômetros na marca dos 17°C. O sol predomina entre poucas nuvens desde o amanhecer, o que vai favorecer a livre elevação da temperatura até a marca dos 32°C nas horas mais quentes do dia. Em contrapartida, os índices de umidade do ar declinam significativamente, com valores médios em torno dos 20% e abaixo desse valor em algumas regiões da cidade.

A segunda-feira (09) será uma repetição do final de semana, ou seja, não há previsão de chuva e o dia será marcado por predomínio total de sol entre poucas nuvens e forte calor, além de baixa umidade do ar. Na madrugada os termômetros devem registrar 18°C e, no período da tarde, a máxima chega facilmente aos 32°C com valores médios de umidade do ar ao redor dos 20%.