Manhã de terça-feira (25) termina com céu encoberto, chuviscos e temperaturas em lenta elevação

25/06/2024 12:20 - Terça-feira

Manhã de terça-feira (25) termina com céu encoberto e chuviscos isolados na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 18,6°C em média. A máxima pode chegar aos 20°C na cidade. O local com o valor mais baixo no momento é na estação meteorológica de Parelheiros, Zona Sul, com 17°C.

A umidade relativa do ar oscila em torno de 85% com tendência a elevação. Neste ano, a capital paulista ficou em atenção para baixa umidade do ar nos dias 01/04; 04/05; 05/05; 06/05; 20/06, neste último também houve estado de alerta com média de 20% e no dia 21/06 houve estado de atenção novamente. O decreto é realizado pela Defesa Civil Municipal.

Conforme o monitoramento do CGE da Prefeitura de São Paulo, a menor média máxima na cidade, durante o mês de junho, ocorreu dia 04/06/2024 com 18,7°C. Já a menor máxima absoluta, aquele valor registrado em um único local, permanece o registrado em Engenheiro Marsilac, Zona Sul, também no dia 04/06/2024 com 16,4°C.

Já a menor máxima média na cidade, do ano de 2024, ocorreu dia 26/05/2024 com 16,4°C, enquanto a menor máxima absoluta, em 26/05/2024 com 15,3°C na estação meteorológica de Engenheiro Marsilac, Zona Sul.

Devido a tendência de temperatura e sensação térmica oscilando entre 13°C ou ligeiramente menos no fim da madrugada e início da manhã, a Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para baixas temperaturas, desde às 17h40 do dia 12/06, apenas nas subprefeituras dos bairros mais afastados do centro expandido: Parelheiros e Capela do Socorro, Zona Sul, Perus, Zona Norte, Itaquera, São Miguel paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaim paulista e São Mateus, Zona Leste.

A frente fria se afasta do litoral paulista e o sol retorna entre nuvens, favorecendo a gradativa elevação das temperaturas no decorrer da quarta-feira (26). As mínimas devem oscilar em torno dos 15°C, enquanto as máximas podem chegar aos 26°C, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 40%.

A quinta-feira (27) segue com sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 15°C e máximas que podem chegar aos 25°C, com a umidade relativa do ar atingindo índices próximos aos 45%. No final do dia a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva.