Manhã de segunda-feira (10) termina com céu claro, temperaturas em elevação e níveis de umidade relativa do ar em declínio

10/06/2024 12:01 - Segunda-feira

Manhã de segunda-feira (10) termina com céu claro, sol e temperaturas em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 25°C em média. A máxima pode chegar aos 28°C. Com base nas informações do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou às 07h20 de hoje, 10/06/2024, o retorno ao estado de OBSERVAÇÃO para baixas temperaturas.

A máxima média esperada para o mês de junho é de 22,9°C, enquanto a mínima média é de 13,4°C. O mês registrou até o momento, máxima média de 25°C e mínima média de 13,9°C, ou seja, 2,1°C e 0,5°C, respectivamente, acima da média. A menor mínima média registrada no mês até o momento foi em 02/06/2024 com 11,8°C, enquanto a maior máxima média em 09/06/2024 com 27,5°C. Estes valores não foram recordes do ano. Para saber mais, acesse: https://www.cgesp.org/v3/sala-de-imprensa.jsp

A maior temperatura máxima já registrada em um mês de junho, de acordo com dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, que mede esses valores na capital paulista desde 2004, ocorreu em 30/06/2005 com 29,4°C de média. Já a maior máxima absoluta, aquele valor registrado em um único local, ocorreu em 04/06/2017 com 32,5°C no Butantã, Zona Oeste.

A umidade relativa do as oscila em torno de 54% e pode marcar até 30% nas próximas horas. A combinação de falta de chuva e baixos índices de umidade são comuns nessa época do ano e colaboram para a piora da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. A recomendação do CGE é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, usar umidificadores de ar nos ambientes internos e evitar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 16h.

Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram ainda que junho acumulou até o momento 0,3mm de chuva, o que corresponde a apenas 0,6% da média do mês que é de 49,5mm.

O sol e o tempo seco estão garantidos no decorrer de toda a semana devido a presença do bloqueio atmosférico que não vai permitir mudanças. As temperaturas ficam acima da média para a época do ano. Atenção com a baixa umidade do ar, com percentuais mínimos próximos aos 30% nas horas de maior aquecimento.

A terça-feira (11) terá muito sol e sensação de calor entre o fim da manhã e a tarde. Os termômetros oscilam entre a mínima de 15°C e a máxima de 28°C.

A quarta-feira (12) será mais um dia ensolarado e com grande amplitude térmica. Mínima de 14°C e máxima de 28°C.