Notícias

Predomínio de sol e sensação de frio na Capital pauloista

30/05/2024 08:53 - Quinta-feira

A Capital paulista começou esta quinta-feira (30) com mais uma madrugada gelada, onde os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 10,1°C. Entretanto, a menor temperatura absoluta de 4,3°C foi registrada mais uma vez em Engenheiro Marsilac, distrito de Parelheiros, no extremo sul da cidade. Já na região central, os termômetros apontaram 12,3°C. Hoje será mais um dia de predomínio de sol entre poucas nuvens, mas ainda com sensação de frio. A temperatura máxima prevista é de apenas 18°C e os menores percentuais de umidade do ar devem ficar acima dos 55%. 

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas - CGE da Prefeitura de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), a menor temperatura mínima do ano ocorreu no dia 29 de maio, quando a média aferida ficou em 9,8°C. 

Já a menor mínima absoluta do ano, aquele valor registrado em um único local, ocorreu em Engenheiro Marsilac, Zona Sul, com 4,3°C. Anterior a este valor, a menor absoluta do ano havia ocorrido em 29/05/2024 com 4,8°C, na mesma região.

Os dados do CGE mostram ainda que maio registrou 46,6mm de chuva até o momento, o que representa 84,3% dos 55,3mm esperados para o mês. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ALERTA para baixas temperaturas desde às 10h40 do dia 28/05/24 - (terça-feira).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que os próximos dias serão de tempo seco e sem previsão de chuva. As temperaturas se mantêm baixas, com madrugadas e noites geladas na Capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo.

A sexta-feira (31), ainda será um dia marcado por pequena amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas durante o dia. A previsão é de mínima de 11°C e a máxima não deve superar os 19°C. O sol vai predominar desde cedo entre poucas nuvens, porém não se descarta a formação de névoa úmida ao amanhecer, condição meteorológica que poderá restringir a visibilidade temporariamente. Os índices de umidade do ar apresentam ligeiro declínio, com os menores valores em torno dos 50%.

No sábado (01), primeiro dia de junho, as condições meteorológicas se mantêm estáveis e sem previsão de chuva. Madrugada com termômetros em torno dos 12°C e máxima prevista de 21°C no período da tarde. Os percentuais de umidade declinam um pouco mais, com valores mínimos ao redor dos 40%. Nas primeiras horas da manhã há probabilidade de formação de nevoeiro localizado, o que poderá afetar temporariamente a visibilidade nas rodovias e aeroportos.