Notícias

Manhã de quinta-feira (23) com poucas nuvens em SP

23/05/2024 09:22 - Quinta-feira

A quinta-feira (23) amanheceu com céu claro e termômetros em torno dos 17°C na madrugada. A menor temperatura absoluta de 10,8°C mais uma vez foi registrada no extremo sul da Capital paulista, entre Capela do Socorro e Parelheiros. Hoje o predomínio de sol vai garantir um dia de tempo seco, temperatura máxima em torno dos 29°C e índices mínimos de umidade do ar na casa dos 32%. O dia termina com ligeiro aumento na quantidade de nuvens, mas sem previsão de chuva. Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram ainda que maio registrou apenas 3,2mm até o momento, o que corresponde a 5,8% dos 55,3mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A chegada de uma frente fria no sábado (25) na costa leste paulista vai derrubar literalmente as temperaturas, além de trazer chuva com volumes significativos. O ingresso de uma massa de ar frio de origem polar na retaguarda do sistema frontal vai proporcionar uma sequência de dias frios na Capital paulista e cidades vizinhas da RMSP. A probabilidade de quebra de recorde de menor temperatura do ano é bastante elevada até o fim do mês.

Na sexta-feira (24), o sol ainda brilha forte, com vento predominante de norte/noroeste e temperatura mínima na madrugada em torno dos 18°C. A quantidade de nuvens aumenta no fim da tarde com a aproximação da frente fria. O ambiente atmosférico de pré-frontal proporciona a elevação da temperatura máxima, que chega facilmente aos 30°C e taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 30%. Não se descarta no decorrer do dia a ocorrência de eventuais rajadas de vento mesmo sem chuva.

No sábado (25) o tempo muda a partir da tarde com a chegada da frente fria ao estado paulista. São esperadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de eventuais rajadas de vento que podem superar os 50km/h.  A temperatura mínima prevista de 15°C será observada no período da noite, enquanto a máxima não deve passar dos 20°C, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 65%. 

Entretanto, é no domingo (26), que devem ser registrados os maiores volumes de chuva na Capital paulista. O tempo chuvoso aumenta as condições para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, além de queda de árvores e deslizamentos de terra em áreas de risco. Será um dia de pequena amplitude térmica com temperatura mínima de 14°C e máxima de apenas 16°C.