Notícias

Temperatura já apresenta declínio gradual na Capital paulista

19/05/2024 16:10 - Domingo

O domingo (19) segue com sol entre muitas nuvens e, até o momento, sem chuva. Hoje a temperatura máxima não ficou muito elevada em decorrência da persistência da maior quantidade de nuvens sobre a região da Capital. Os termômetros indicaram média de 24,7°C e os menores valores de umidade do ar se mantiveram acima dos 57%.

A passagem rápida de uma frente fria bastante afastada sobre o oceano na altura da costa paulista, vai proporcionar a ocorrência de chuviscos e chuva fraca na faixa litorânea de São Paulo. Na Capital, a probabilidade de chuva significativa é baixa.

O banco de dados do CGE mostra que maio registrou apenas 2,0mm de chuva até às 07h deste domingo (19), o que equivale a 3,6% dos 55,3mm esperados para o mês.  Até o momento, é o maio mais seco desde o início das medições em 1995. O mais chuvoso ocorreu em 2005 com média de 151,8mm. Já o mais seco, foi registrado no ano de 2000, com apenas 8,6mm. Em 2023, o registro médio de chuva ficou abaixo da média com 46mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

As simulações atmosféricas mais recentes dos modelos de previsão do tempo indicam queda das temperaturas a partir do próximo sábado (24). 

A segunda-feira (20) também deve começar com sol entre muitas nuvens e termômetros na marca dos 18°C. No decorrer do dia, variação de nuvens e temperatura máxima prevista de 25°C, com valores mínimos de umidade do ar ao redor dos 55%. O dia termina com céu nublado e sem previsão de chuva para a Capital paulista. 

Na terça-feira (21) o cenário atmosférico não muda muito, ou seja, não há previsão de chuva, mas o amanhecer pode apresentar redução de visibilidade por conta da formação de névoa úmida. As temperaturas variam entre mínima de 17°C na madrugada e máxima de 27°C durante as primeiras horas da tarde. Os índices de umidade do ar se mantêm mais elevados com valores mínimos acima dos 50%.