Mais uma tarde de outono com temperatura máxima próxima aos 30°C em SP
18/05/2024 14:36 - Sábado
A tarde deste sábado (18) segue com sol entre poucas nuvens, vento mais aquecido soprando de noroeste e sensação de calor. A temperatura por volta das 14h10 era de 29,3°C e não deve superar este valor até o fim da tarde. A brisa marítima já se faz presente a partir do extremo sul da Capital, que registra neste momento termômetros em torno dos 22°C nas estações meteorológicas de Parelheiros (Barragem) e Engenheiro Marsilac. Nas próximas horas as temperaturas diminuem e os índices de umidade do ar passam a se elevar gradativamente. Não há previsão de chuva até o fim do dia.
O banco de dados do CGE mostra que maio registrou apenas 2,0mm de chuva até às 07h de hoje, o que representa 3,6% dos 55,3mm esperados para o mês. Até o momento é o maio mais seco desde o início das medições em 1995.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
O ar seco ainda interfere na chegada das frentes frias ao sudeste do país, mantendo as instabilidades concentradas nos estados do Sul, principalmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O domingo (19), deve registrar uma madrugada com temperatura média de 18°C e sol entre muitas nuvens ao longo do dia. Por conta disso, a máxima não deve passar dos 26°C, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 50%. Não há previsão de chuva significativa para a região da Grande São Paulo e Capital, apenas pequena condição para a ocorrência de garoa ao amanhecer e no fim da noite, por conta dos ventos persistentes de sul/sudeste.
Na segunda-feira (20) o cenário atmosférico permanece inalterado, ou seja, sol entre muitas nuvens, termômetros na marca dos 18°C durante a madrugada e 25°C no período da tarde. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais, com valores médios em torno dos 50%. O dia termina com variação de nuvens e sem previsão de chuva significativa.