A semana em São Paulo começou com tempo instável e chuvoso
02/12/2024 15:43 - Segunda-feira
A tarde desta segunda-feira (02) segue com tempo instável e com probabilidade de chuva a qualquer hora. Essa condição meteorológica é em função da aproximação de uma frente fria e da formação de nuvens carregadas que provocam chuva forte, em decorrênci9a da alta umidade e da temperatura elevada. Hoje em São Paulo a máxima chegou aos 31C, enquanto os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima do 54%. A previsão de chuva forte ainda nesta segunda-feira (02) eleva o potencial para quedas de árvores, formação de alagamentos intransitáveis, bem como deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região.
No início da tarde uma área de instabilidade oriunda do interior do estado de São Paulo provocou momentos de chuva forte, acompanhados de rajadas de vento. Por precaução, preventivamente o CGE decretou estado de atenção em toda a Cidade a partir das 13h00 com término às 14h20. As precipitações por vezes fortes, e com rápido deslocamento não provocaram alagamentos, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo neste início de semana muda o tempo na Capital paulista e provoca chuva moderada a forte durante a sua trajetória. São esperados volumes significativos de chuva entre está segunda (02) e a terça-feira (03). Os modelos de previsão indicam que a partir da quarta-feira (04) as precipitações diminuem de intensidade, mas ainda mantém o tempo instável e chuvoso, intercalado por períodos de melhoria. Além da chuva, o sistema ainda provoca declínio das temperaturas dando uma trégua ao forte calor registrado nos últimos dias.
Na terça-feira (03), já com a frente fria no litoral paulista, o dia será de tempo instável e chuvoso desde a madrugada, o que aumenta consideravelmente o potencial para possíveis transtornos tanto na Capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo. As temperaturas estarão mais baixas, com previsão de mínima no fim da noite em torno dos 18°C e a máxima de apenas 22°C. Os índices de umidade do ar devem registrar valores elevados e acima dos 85%.
A quarta-feira (04) deve apresentar uma madrugada chuvosa, porém aos poucos as precipitações perdem intensidade no decorrer do dia, mas ainda com ocorrência de pancadas isoladas de chuva. As temperaturas variam entre a mínima de 17°C e a máxima não deve superar os 20°C. A umidade do ar segue elevada, com valores mínimos ao redor dos 75%.