Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos em toda a cidade, às 14h22

02/12/2024 14:26 - Segunda-feira

Término do estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte, das 13h às 14h22

Zona Leste, das 13h às 14h22

Zona Oeste, das 13h às 14h22

Zona Sul, das 13h às 14h22

Zona Sudeste, das 13h às 14h22

Centro, das 13h às 14h22 

Marginal Pinheiros, das 13h às 14h22

Marginal Tietê, das 13h às 14h22


As áreas de chuva vindas do interior, formadas pela aproximação de uma frente fria, que atuaram com moderada e forte intensidade no início desta tarde, com rápido deslocamento, perderam força. As chuvas mais fortes atingiram a Zona Leste, principalmente as subprefeituras da Mooca e Aricanduva Formosa. E também atuaram na Zona Norte, em Vila Maria/Guilherme, Jaçanã/Tremembé, Casa Verde e Freguesia do Ó.


Imagens recentes do radar do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram apenas chuvas fracas na Zona Norte, principalmente em Perus. Nas próximas horas, inclusive da noite e madrugada, o tempo segue instável com potencial para chuva de até forte intensidade. Há potencial para alagamentos e rajadas de vento de até 60km/h. Essa condição aumenta o risco para quedas de árvores, bem como deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região.


Rajadas de vento:


Estação Lapa - Vila Leopoldina, Zona Oeste: 41,3km/h às 13h20

Estação Perus - CEU Perus, Zona Norte: 38,6km/h às 13h20


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS DO CGE DA PREFEITURA DE SP, ATÉ ÀS 14H22:


Vila Prudente - Oratório: 7,6mm

Perus - CEU Perus: 5,8mm

Vila Maria/Vila Guilherme - Vila Medeiros: 5,4mm

Mooca - Belém: 5,2mm

Penha - Rincão: 4,5mm


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELA REDE TELMÉTRICA DO ALTO-TIETÊ, ATÉ ÀS 14H22:


Córrego Oratório - Vila Prudente: 19,0mm

Rio Tamanduateí - Montante AT -09 Guamiranga: 6,2mm

Córrego Rincão - Montante do Piscinão : 4,5mm


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo neste início de semana muda o tempo na Capital paulista e provoca chuva moderada a forte durante a sua trajetória. São esperados volumes significativos de chuva entre está segunda (02) e a terça-feira (03). Os modelos de previsão indicam que a partir da quarta-feira (04) as precipitações diminuem de intensidade, mas ainda mantém o tempo instável e chuvoso, intercalado por períodos de melhoria. Além da chuva, o sistema ainda provoca declínio das temperaturas dando uma trégua ao forte calor registrado nos últimos dias.


Na terça-feira (03), já com a frente fria no litoral paulista, o dia será de tempo instável e chuvoso desde a madrugada, o que aumenta consideravelmente o potencial para possíveis transtornos tanto na Capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo. As temperaturas estarão mais baixas, com previsão de mínima no fim da noite em torno dos 18°C e a máxima de apenas 22°C. Os índices de umidade do ar devem registrar valores elevados e acima dos 85%.


A quarta-feira (04) deve apresentar uma madrugada chuvosa, porém aos poucos as precipitações perdem intensidade no decorrer do dia, mas ainda com ocorrência de pancadas isoladas de chuva. As temperaturas variam entre a mínima de 17°C e a máxima não deve superar os 20°C. A umidade do ar segue elevada, com valores mínimos ao redor dos 75%.