Noite segue com céu nublado temperaturas em declínio

02/10/2024 20:58 - Quarta-feira

No momento as estações meteorológicas do CGE registram temperatura média de 20,4°C e umidade relativa do ar em torno dos 85%. As próximas horas seguem com gradativo declínio das temperaturas e a próxima madrugada pode registrar 16°C de mínima.

O dia foi marcado por forte calor e baixa umidade relativa do ar. Tivemos recorde de maior temperatura média do ano com 36°C na cidade, e também a maior máxima absoluta do ano, aquele valor registrado em um único local, com 37,6°C na estação meteorológica automática da Freguesia do Ò, Zona Norte. Anteriormente a maior máxima média do ano havia ocorrido em 26/09/2024 com 35,9°C na cidade. Já a maior máxima absoluta do ano havia sido registrada no mesmo dia 26/09, na estação meteorológica automática da Mooca, Zona Leste, com 37,3°C.

A Defesa Civil Municipal decretou estado de Atenção para baixa umidade relativa do ar em toda a cidade, entre as 10h10 e 16h25, quando os índices de umidade atingiram valores abaixo dos 30%.

Devido a aproximação de uma frente fria, foram registradas as seguintes rajadas de vento, segundo o monitoramento do CGE da Prefeitura de São Paulo:

Estação meteorológica Lapa, Zona Oeste: 48km/h, às 13h40

Estação meteorológica Santana/Carandirú, Zona Norte: 39,9km/h, às 11h20

Estação meteorológica Sé/CGE, Centro: 35,8km/h, às 18h20

Estação meteorológica Sé/CGE, Centro: 34km/h, às 13h50

Estação meteorológica Campo Limpo, Zona Sul: 33km/h, às 16h30

Estação meteorológica Capela do Socorro, Zona Sul: 33km/h, às 15h50

Estação meteorológica Vila Mariana/Vergueiro, Zona Sudeste: 31,8km/h, às 14h50

Estação meteorológica Ipiranga/Ribeirão dos Meninos, Zona Sudeste: 31,8km/h, às 16h10

Estação meteorológica Itaim paulista/Vila Curuçá, Zona Leste: 31,1km/h, às 16h50

Estação meteorológica Cidade Ademar/Vila Constância, Zona Sul: 29,7km/h, às 15h50

Estação meteorológica do Butantã/USP, Zona Sudeste: 29,7km/h, às 16h40

Estação meteorológica Perus/CEU Perus, Zonas Norte: 28,4km/h, às 13h30

Não há previsão de chuvas nas próximas horas.

A propagação de uma fraca frente fria ao largo do litoral paulista muda o tempo na quinta-feira (03). O dia terá muitas nuvens e condições para chuva fraca de baixo volume acumulado. Os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que vai favorecer a queda da temperatura. Os termômetros oscilam entre a mínima de 16°C à noite, e a máxima de 22°C na madrugada.

Na sexta-feira (04), o sistema frontal se afasta para o litoral fluminense, no entanto, os ventos que sopram do mar favorecem o ingresso de umidade e a formação de muita nebulosidade em toda a faixa leste paulista. Com isso, a temperatura permanece mais baixa e há potencial para garoa ocasional, principalmente entre a madrugada e o início da manhã e à noite. Mínima de 15°C e máxima de 18°C.