Baixa umidade do ar e calor intenso na Capital paulista
02/10/2024 15:32 - Quarta-feira
A tarde desta quarta-feira (02) prossegue com forte calor e baixa umidade do ar na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 37°C em São Miguel Paulista, e 25°C na Capela do Socorro, na zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 23% e 68%.
Hoje a Capital paulista vive mais um dia com sol forte e temperaturas elevadas. Até às 15h20, a média da temperatura máxima na cidade era de 35,9°C, igualando o recorde do ano, que foi registrado na última quinta-feira, dia 26 de setembro. Com isso, até às 16h30 há a possibilidade de um novo recorde de temperatura máxima do ano.
Já os menores índices de umidade do ar oscilaram abaixo de 20% em algumas estações meteorológicas. Nessas situações, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.
Com base nas informações da equipe de meteorologia do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decretou às 10h10, estado de ATENÇÃO para a baixa umidade do ar em toda a cidade. A Capital paulista está em estado de ATENÇÃO para as altas temperaturas desde às 07h25 da última segunda-feira (30/09).
Entre o fim da tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria provoca rajadas de vento que podem alcançar os 50 Km/h. A quantidade de nuvens aumenta, no entanto, não há previsão de chuva.
Tendência para os próximos dias:
A propagação de uma fraca frente fria ao largo do litoral paulista muda o tempo na quinta-feira (03). O dia terá muitas nuvens e condições para chuva fraca de baixo volume acumulado. Os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que vai favorecer a queda da temperatura. Os termômetros oscilam entre a mínima de 16°C à noite, e a máxima de 22°C na madrugada.
Na sexta-feira (04), o sistema frontal se afasta para o litoral fluminense, no entanto, os ventos que sopram do mar favorecem o ingresso de umidade e a formação de muita nebulosidade em toda a faixa leste paulista. Com isso, a temperatura permanece mais baixa e há potencial para garoa ocasional, principalmente entre a madrugada e o início da manhã e à noite. Mínima de 15°C e máxima de 18°C.