Quarta-feira (02) ensolarada, quente e seca na Capital paulista

02/10/2024 09:30 - Quarta-feira

A manhã desta quarta-feira (02) apresenta predomínio de sol e rápida elevação da temperatura na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 20,7°C. A maior temperatura mínima, 23,7°C, foi observada no Centro, e a mínima absoluta, 13,3°C, foi aferida na região de Parelheiros, no extremo da zona sul.

O ar seco e quente vai provocar mais um dia ensolarado, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade. Hoje a máxima prevista é de 36°C, e os menores índices de umidade oscilam próximos a um pouco abaixo dos 20%.

Nessas situações, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.

Com base nas informações da equipe de meteorologia do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decretou às 07h25 da última segunda-feira (30/09), estado de ATENÇÃO para as altas temperaturas em toda a cidade.

Entre o fim da tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria gera rajadas de vento que podem alcançar os 50 Km/h. A quantidade de nuvens aumenta, no entanto, não há previsão de chuva.

A propagação de uma fraca frente fria ao largo do litoral paulista muda o tempo na quinta-feira (03). O dia terá muitas nuvens e condições para chuva fraca de baixo volume acumulado. Os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que vai favorecer a queda da temperatura. Os termômetros oscilam entre a mínima de 16°C à noite, e a máxima de 22°C na madrugada.

Na sexta-feira (04), o sistema frontal se afasta para o litoral fluminense, no entanto, os ventos que sopram do mar favorecem o ingresso de umidade e a formação de muita nebulosidade em toda a faixa leste paulista. Com isso, a temperatura permanece mais baixa e há potencial para garoa ocasional, principalmente entre a madrugada e o início da manhã e à noite. Mínima de 15°C e máxima de 18°C.