A noite paulistana segue quente e abafada

01/10/2024 21:00 - Terça-feira

A noite paulistana transcorre abafada com temperaturas em lento gradual declínio. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo apontam 26ºC em média nos bairros. Em Parelheiros, na zona sul, registra-se 17ºC. Enquanto que no Centro, o bairro da Consolação afere 30ºC. As temperaturas tendem a declínio, podendo chegar aos 20ºC na próxima madrugada. A umidade relativa do ar está em 48%. O tempo permanece estável na Grande São Paulo.

De acordo com dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, para outubro são esperados 112,7mm de chuva na cidade. A média da temperatura mínima é de 16,6°C e a média da temperatura máxima é de 26,3°C.

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve mudar o tempo na segunda metade da semana, causando chuvas isoladas, rajadas de vento e declínio das temperaturas. No geral as precipitações devem ser isoladas e insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco, aumentando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.

A quarta-feira (02) ainda deve começar abafada com sol e sensação de calor. As temperaturas devem variar entre mínimas de 20°C máximas que podem chegar aos 36°C, enquanto os índices de umidade devem atingir valores abaixo dos 30%. Entre o final da tarde e o decorrer da noite a aproximação da frente fria aumenta a nebulosidade e causa algumas rajadas de vento, entretanto não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.

Na quinta-feira (03) a propagação da frente fria pelo litoral paulista causa muita nebulosidade e chuvas isoladas, que devem ocorrer alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Estas condições servem para amenizar o calor e o tempo seco dos últimos dias. Os termômetros variam entre mínimas de 16°C e máximas que não devem superar os 22°C, enquanto a umidade relativa do ar permanece acima dos 60%.