Manhã de terça-feira (01) termina com poucas nuvens, sensação de calor e queda na umidade do ar

01/10/2024 12:26 - Terça-feira

Manhã de terça-feira (01) termina com céu poucas nuvens, sol e temperatura em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 31,3°C em média. A máxima pode marcar 35°C nas próximas horas. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas desde às 07h25 da última segunda-feira (30).

A umidade relativa do ar oscila em torno de 35,7% com tendência a queda. Nas próximas horas este valor pode chegar aos 20%. Devido a essa tendência, a Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para baixa umidade relativa do ar em toda a cidade, às 12h10. Nestas condições, a recomendação da Prefeitura de São Paulo é importante manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas. Atenção especial aos idosos e crianças

Estas situações, de calor e baixa umidade, favorecem a dispersão dos poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar. Nas próximas horas não há previsão de chuvas.

Setembro terminou com 76,9% de chuvas abaixo da média, foram 15,8mm de média na cidade sendo que o esperado eram 68,5mm, e temperaturas acima. A média da mínima esperada era de 15,2°C e o registrado no mês foi 16,4°C, já a média da máxima era 25,9°C e o registrado foi 29°C. Para outubro são esperados 112,7mm de chuva na cidade. A média da temperatura mínima é de 16,6°C e a média da temperatura máxima é de 26,3°C. A nota sobre o fim do mês está disponível no link: Para outubro são esperados 112,7mm de chuva na cidade. A média da temperatura mínima é de 16,6°C e a média da temperatura máxima é de 26,3°C.

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve mudar o tempo na segunda metade da semana, causando chuvas isoladas, rajadas de vento e declínio das temperaturas. No geral as precipitações devem ser isoladas e insuficientes para repor o déficit hídrico, mas servem para aliviar o tempo seco, aumentando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.

A quarta-feira (02) ainda deve começar abafada com sol e sensação de calor. As temperaturas devem variar entre mínimas de 20°C máximas que podem chegar aos 36°C, enquanto os índices de umidade devem atingir valores abaixo dos 30%. Entre o final da tarde e o decorrer da noite a aproximação da frente fria aumenta a nebulosidade e causa algumas rajadas de vento, entretanto não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.

Na quinta-feira (03) a propagação da frente fria pelo litoral paulista causa muita nebulosidade e chuvas isoladas, que devem ocorrer alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Estas condições servem para amenizar o calor e o tempo seco dos últimos dias. Os termômetros variam entre mínimas de 16°C e máximas que não devem superar os 22°C, enquanto a umidade relativa do ar permanece acima dos 60%.