Notícias

Noite de segunda-feira (23) começa com céu claro, sensação de calor

23/09/2024 18:01 - Segunda-feira

Noite de segunda-feira (23) começa com céu claro, sensação de calor e índices de umidade relativa do ar em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 27°C em média. A mínima pode chegar aos 18°C na madrugada.


A Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para altas temperaturas às 00h desta segunda-feira (23) em toda a capital paulista. A umidade relativa do ar oscila em torno de 40% com tendência a elevação, portanto a Defesa Civil Municipal decretou estado de OBSERVAÇÃO para baixa umidade relativa do ar em toda a cidade, às 16h55.


A brisa marítima já atua na cidade, portanto a umidade segue em elevação e as nuvens aumentam nas próximas horas, porém não há previsão de chuva. Ainda conforme com os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, o volume pluviométrico acumulado de setembro até o momento é de 14,5mm, o que corresponde a 21,2% dos 68,5mm esperados para o mês.  


Tendência para os próximos dias: 


Uma massa de ar quente e seco vai predominar ao longo da primeira semana da primavera. Por conta disso, os dias serão ensolarados, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. A expectativa da equipe de meteorologia do CGE é que essa condição atmosférica só deverá mudar a partir do fim da tarde e noite da próxima sexta-feira (27), quando uma frente fria vai trazer chuva e queda da temperatura.


A terça-feira (24) terá sol forte, calor e tempo seco na Capital paulista. Os termômetros oscilam entre a mínima de 18°C na madrugada e a máxima de 33°C no meio da tarde. Os menores índices de umidade oscilam abaixo dos 30%.


Na quarta-feira (25), o cenário se repete. A combinação de temperaturas elevadas e ar seco dificulta a dispersão dos poluentes, e por isso, a qualidade do ar fica prejudicada em toda a região metropolitana. Mínima de 19°C e máxima de 34°C. Umidade relativa do ar em declínio, com percentuais mínimos próximos a 25%.