Tarde ensolarada, quente e com baixa umidade do ar

23/09/2024 15:17 - Segunda-feira

A tarde desta segunda-feira (23) prossegue com sol forte e calor na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 35°C na Freguesia do Ó, na zona norte, e 33°C no Campo Limpo, na zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 20% e 29%.

Hoje a média da temperatura máxima alcançou os 32,6°C, e os menores índices de umidade se aproximaram dos 20%.

Com base nessas informações do monitoramento do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou às 00h de hoje estado de ATENÇÃO para as altas temperaturas em toda a Capital paulista. Já às 12h25, a COMDEC decretou estado de ATENÇÃO para a baixa umidade do ar em toda a cidade.

Nessas situações, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 16 horas.

No fim da tarde, a entrada da brisa marítima favorece o ingresso de umidade e o aumento da nebulosidade. A sensação de calor diminui e não há previsão de chuva.

Ainda conforme com os dados do CGE, o volume pluviométrico acumulado de setembro até o momento é de 14,5mm, o que corresponde a 21,2% dos 68,5mm esperados para o mês.

Uma massa de ar quente e seco vai predominar ao longo da primeira semana da primavera. Por conta disso, os dias serão ensolarados, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. A expectativa da equipe de meteorologia do CGE é que essa condição atmosférica só deverá mudar a partir do fim da tarde e noite da próxima sexta-feira (27), quando uma frente fria vai trazer chuva e queda da temperatura.

A terça-feira (24) terá sol forte, calor e tempo seco na Capital paulista. Os termômetros oscilam entre a mínima de 18°C na madrugada e a máxima de 33°C no meio da tarde. Os menores índices de umidade oscilam abaixo dos 30%.

Na quarta-feira (25), o cenário se repete. A combinação de temperaturas elevadas e ar seco dificulta a dispersão dos poluentes, e por isso, a qualidade do ar fica prejudicada em toda a região metropolitana. Mínima de 19°C e máxima de 34°C. Umidade relativa do ar em declínio, com percentuais mínimos próximos a 25%.