Tempo seco e estável prejudica a qualidade do ar na Grande São Paulo

09/09/2024 15:35 - Segunda-feira

O tempo seco e ensolarado favoreceu a elevação das temperaturas, provocando mais uma tarde com baixos índices de umidade e sensação de calor para a época do ano nesta segunda-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros superaram os 33°C e a umidade relativa do ar atingiu valores abaixo dos 20%, o que corresponde ao estado de ALERTA para baixa umidade. Os dados do CGE mostram ainda que setembro registrou até o momento apenas 0,2mm de chuva, ou seja, somente 0,3% dos 68,5mm esperados para o mês. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para altas temperaturas desde o último domingo (08).

As próximas horas seguem com sol e formação de névoa seca na Grande São Paulo, principalmente em função das condições meteorológicas que dificultam a dispersão de poluentes e favorecem a formação de queimadas, prejudicando a qualidade do ar. Até o final do dia a chegada da brisa marítima deve ajudar a elevar um pouco os índices de umidade, porém não há expectativa de chuva.

A recomendação da Prefeitura de São Paulo é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.

A terça-feira (10) segue com sol, calor, baixos índices de umidade e formação de névoa seca. As temperaturas permanecem acima da média e devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 33°C.

Na quarta-feira (11) o tempo segue seco e ensolarado com formação de névoa seca na Grande São Paulo. A sensação de calor para a época do ano persiste e os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 33°C, com índices de umidade atingindo valores abaixo dos 30%.