Manhã de segunda-feira (09) termina com céu claro, sensação de calor e queda na umidade relativa do ar na cidade

09/09/2024 12:21 - Segunda-feira

Manhã de segunda-feira (09) termina com céu claro, sensação de calor, queda de umidade do ar e temperaturas em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 31,3°C em média. A máxima pode chegar aos 33°C. De acordo com dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média de temperatura mínima esperada para o mês de setembro é de 13,4°C e a média da máxima é de 24,3°C.

A umidade relativa do ar oscila em torno de 34,8% na cidade, devido a tendência a queda, a Defesa Civil Municipal decretou às 12h estado de ATENÇÃO para baixa umidade relativa do ar em toda a cidade. O valor pode marcar até 25% nas próximas horas. Nestas situações é recomendado beber muita água, usar protetor solar, manter ambientes internos úmidos, com vaporizadores, baldes d'água e toalhas molhadas e suspender exercícios físicos ao ar livre entre 11h até 17h. Atenção especial aos idosos e crianças.

No domingo (08/09) foi registrado novo recorde de maior temperatura média máxima do inverno e também a maior máxima absoluta, desde que começou o inverno no dia 20/junho de 2024 às 17h51. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 33,9°C na cidade, sendo que a máxima absoluta ocorreu na Freguesia do Ó, Zona Norte da Capital, com 35,2°C. Ainda dentro da estação do inverno, anterior a esses dados, a média máxima aferida ocorreu no dia 07/setembro deste ano, com 32,7°C e máxima absoluta de 33,9°C no dia  19/agosto, na Mooca, Zona Leste da cidade.

A maior máxima média do ano permanece a do dia 17/03/2024 com 34,4°C, já a maior máxima absoluta do ano, aquele valor registrado em um único local, ocorreu em 09/01/2024 com 36,4°C na Vila Maria/Guilherme, Zona Norte e Mooca, Zona Leste;

A recomendação da Prefeitura de São Paulo é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes.

A terça-feira (10) segue com sol, calor, baixos índices de umidade e formação de névoa seca. As temperaturas permanecem acima da média e devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 33°C.

Na quarta-feira (11) o tempo segue seco e ensolarado com formação de névoa seca na Grande São Paulo. A sensação de calor para a época do ano persiste e os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 33°C, com índices de umidade atingindo valores abaixo dos 30% no período da tarde.