SP amanhece com tempo aberto e temperatura em elevação

09/09/2024 06:41 - Segunda-feira

A manhã de segunda-feira (09) inicia com sol entre poucas nuvens e com temperatura em gradual elevação. De acordo com dados da rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média nesse início de manhã é de 17ºC, a máxima prevista para hoje é de 33%. Os índices de umidade do ar devem atingir valores próximos aos 20% durante o período de maior aquecimento do dia.

No domingo (08) foi registrado novo recorde de maior temperatura média máxima do inverno e também a maior máxima absoluta, desde que começou o inverno no dia 20/junho às 17h51. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 33,9°C, sendo que a máxima absoluta ocorreu na Freguesia do Ó, Zona Norte da Capital, com 35,2°C. Ainda dentro da estação do inverno, anterior a esses dados, a média máxima aferida ocorreu no dia 07/setembro, com 32,7°C e máxima absoluta de 33,9°C no dia 19/agosto, na Mooca, Zona Leste da cidade.

A recomendação do CGE da Prefeitura de São Paulo em função da forte onda de calor nesta primeira quinzena de setembro é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas. Em relação ao meio ambiente, especial atenção para a dificuldade de dispersão dos poluentes, o que impacta diretamente na qualidade do ar e na saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos.  Além disso, a baixa umidade favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais.

Na terça-feira (10), o cenário atmosférico segue inalterado, ou seja, predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro, com temperaturas bem acima da média esperada para setembro. Mínima de 18°C e a máxima chega facilmente aos 33°C, com percentuais mínimos de umidade em torno dos 21%.