Início de noite quente com temperaturas em gradual declínio
08/09/2024 19:39 - Domingo
A noite paulistana segue quente e abafada. Os termômetros indicam temperaturas entre 18°C e 29°C, sendo esta última observada na Consolação, bairro do Centro. Os índices de umidade relativa do ar seguem acima dos 48% na maioria dos bairros. Segundo a equipe de meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, nas próximas horas a estabilidade atmosférica está garantida, apenas apresentando redução de visibilidade, por conta da formação de névoa seca em alguns bairros e aeroportos.
Hoje foi registrado novo recorde de maior temperatura média máxima do inverno e também a maior máxima absoluta, desde que começou o inverno no dia 20/junho às 17h51. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 33,9°C, sendo que a máxima absoluta ocorreu na Freguesia do Ó, Zona Norte da Capital, com 35,2°C. Ainda dentro da estação do inverno, anterior a esses dados, a média máxima aferida ocorreu no dia 07/setembro, com 32,7°C e máxima absoluta de 33,9°C no dia 19/agosto, na Moóca, Zona Leste da cidade.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A recomendação do CGE da Prefeitura de São Paulo em função da forte onda de calor nesta primeira quinzena de setembro é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas. Em relação ao meio ambiente, especial atenção para a dificuldade de dispersão dos poluentes, o que impacta diretamente na qualidade do ar e na saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos. Além disso, a baixa umidade favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais.
A segunda-feira (09) será uma repetição do final de semana, ou seja, não há previsão de chuva e o dia será marcado por predomínio total de sol entre poucas nuvens e forte calor, além de baixa umidade do ar. Na madrugada os termômetros devem registrar 18°C e, no período da tarde, a máxima pode atingir 33°C, com valores médios de umidade do ar ao redor dos 20%.
Na terça-feira (10), o cenário atmosférico segue inalterado, ou seja, predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro, com temperaturas bem acima da média esperada para setembro. Mínima de 18°C e a máxima chega facilmente aos 33°C, com percentuais mínimos de umidade em torno dos 21%.