Temperaturas em declínio na Capital paulista

27/08/2024 16:34 - Terça-feira

A Capital paulista registrou uma tarde de sol entre poucas nuvens e temperaturas que não superaram os 19°C, enquanto os índices de umidade do ar se mantiveram em média na casa dos 34%. Em alguns bairros, a umidade do ar ficou abaixo dos 30%, porém por pouco tempo. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo já indicam a diminuição das temperaturas. A previsão é de valores em torno dos 10°C no fim da noite e 8°C na próxima madrugada.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) informa que, nesta terça-feira (27), foi registrada a madrugada mais fria deste agosto e do ano, com os termômetros das estações meteorológicas automáticas registrando média de 4,5°C. Anterior a este valor, o recorde de frio de 2024, era de 6,8°C, registrado no dia 11 de agosto.

A menor temperatura absoluta, aquela registrada em único local, ocorreu na região de Parelheiros-Marsilac, com (-1,7°C), que também é recorde de mínima absoluta do ano. Em termos estatísticos, o recorde de temperatura média mínima desde 2004, quando iniciaram as medições do CGE, é de 3,2°C, e ocorreu em 30 de julho de 2021. Em relação às mínimas absolutas, o recorde é de (-3,0°C), também registrado em 30 de julho de 2021, na região de Parelheiros-Marsilac.

Ainda segundo o CGE, o volume total de precipitação desde o início de agosto até hoje às 13h é de 42,5mm, o que equivale a 42,6% acima da média esperada para agosto, que é de 29,8mm. A Defesa Civil Municipal mantém o estado de ALERTA para baixas temperaturas desde a sexta-feira (23) às 15h25.

O ar frio de origem polar aos poucos deve perder força a partir da quinta-feira (29), quando as temperaturas passam a se elevar gradativamente, principalmente durante as tardes. O final de semana promete ser de tempo aberto, com sol e sem previsão de chuva. Por conta disso, os índices de umidade do ar voltam a declinar na próxima semana.

A quarta-feira (28) deve começar com formação de névoa úmida e céu nublado. A madrugada ainda será fria, com termômetros em média na marca dos 8°C. Com o predomínio de sol no decorrer do dia, a máxima pode chegar aos 21°C durante a tarde, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 45%.

Na quinta-feira (29), o cenário atmosférico em termos de frio começa a melhorar. Madrugada com termômetros por volta dos 12°C, céu com poucas nuvens e predomínio de sol desde o amanhecer. A temperatura máxima deve atingir os 25°C, com percentuais mínimos de umidade do ar ao redor dos 40%. Será mais um dia sem previsão de chuva para Capital paulista e RMSP.