Notícias

Manhã de quinta-feira (22) termina com céu claro, sol, temperaturas em elevação e queda na umidade do ar

22/08/2024 12:04 - Quinta-feira

Manhã de quinta-feira (22) termina com céu claro, temperaturas em elevação e umidade relativa do ar em declínio na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 28°C em média. A máxima pode chegar aos 32°C.

De acordo com o monitoramento do CGE da Prefeitura de São Paulo, a maior máxima média do ano, permanece a registrada em 17/03/2024 com 34,4°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, aquele valor registrado em um único local, permanece os 36,4°C registrados dia 09/01/2024 na estação meteorológica da Vila Maria/Guilherme, Zona Norte.

A umidade relativa do ar oscila em torno de 38% com tendência a queda nas próximas horas. O valor pode chegar a 26% nas horas mais quentes. O estado é de OBSERVAÇÃO para baixa umidade do ar. 

O menor valor médio de umidade relativa do ar neste ano de 2024 ocorreu em 17/08/2024 com 20,5% na cidade. Já a menor umidade relativa do ar absoluta, registrada em um único local, neste ano, ocorreu na estação meteorológica automática da Sé/CGE, com 13,2% dia 18/08/2024.

A escala para baixa umidade é a seguinte:

Entre 21 e 30% - Estado de Atenção

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

Abaixo de 12% - Estado de Emergência

Os cuidados e maiores informações podem ser consultados no site do CGE da Prefeitura de São Paulo, no link: https://www.cgesp.org/v3/umidade-relativa-do-ar.jsp

Diante dessa condição, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas. O ambiente atmosférico atual facilita a propagação de queimadas e incêndios, e aumenta a concentração dos poluentes nos grandes centros urbanos.

Ainda de acordo com os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, agosto de 2024 acumulou até o momento, 33,4mm, que representa cerca de 12,1% acima do esperado do mês que é de 29,8mm. Para efeito de curiosidade, todo o volume acumulado do mês, 33,4mm, foi registrado em apenas dois dias, nove e dez de agosto.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

O bloqueio atmosférico segue atuando pelo menos até a sexta-feira (23), inibindo a formação de nuvens de chuva e impedindo a passagem de frentes frias. Entretanto, o forte calor dos últimos dias está com os dias contados. A chegada de uma nova frente fria a partir da noite de sábado (24) vai mudar as condições do tempo em São Paulo. O sistema vai provocar chuva, com os maiores volumes esperados para a madrugada e manhã do domingo (25). O ar frio de origem polar na retaguarda da frente fria vai derrubar literalmente as temperaturas na próxima semana.

A sexta-feira (23) deve registrar termômetros em torno dos 16°C na madrugada e céu com poucas nuvens. O predomínio de sol no decorrer do dia faz a temperatura chegar facilmente aos 32°C, com os menores percentuais de umidade do ar ao redor dos 25%. 

No sábado (24), o cenário atmosférico é de pré-frontal. Madrugada com termômetros na casa dos 14°C e céu com poucas nuvens. No decorrer da manhã, predomínio de sol com aumento da nebulosidade a partir da tarde. A temperatura máxima não sobe muito. A máxima deve chegar aos 24°C com taxas mínimas de umidade em torno dos 45%. No período da noite, com a aproximação da frente fria, ocorrem pancadas isoladas de chuva e que se propagam de forma mais generalizada no decorrer da madrugada e manhã do domingo (25).