Notícias

Sábado (10) com recorde de frio em SP

10/08/2024 17:36 - Sábado

A tarde deste sábado (10) está sendo marcada por frio intenso, onde a média máxima das temperaturas foi de 13,7°C, caracterizando desta forma a tarde mais fria do ano, de acordo com os dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo. Anterior a este dado, a tarde mais fria do ano havia sido registrada no dia 09 de julho de 2024 com média 14,3°C. Com relação à temperatura mínima registrada hoje , também tivemos um novo recorde do ano, com média de 9,1°C. Anterior a essa informação, a menor média do ano ocorreu no dia 23 de junho quando os termômetros registraram 9,7°C. Nas próximas horas o tempo segue sem previsão de chuva, variação de nuvens e intensificação do frio, principalmente entre a noite de hoje e a próxima madrugada. O banco de dados do CGE registrou até às 13h deste sábado (10) índice pluviométrico médio de 33,3mm, que representa cerca de 11,7% acima do esperado para agosto, que é de 29,8mm.

A Defesa Civil Municipal mantém o estado de ALERTA para baixas temperaturas desde às 10h20 da última quinta-feira (08). 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

O ar frio de origem polar na retaguarda do sistema frontal vai provocar acentuado declínio das temperaturas nos próximos dias, principalmente neste final de semana e início da próxima. A expectativa é de quebra de recorde de temperatura mínima com a permanência da forte massa de ar frio nos próximos dias.

No domingo (11), não há previsão de chuva, apenas a continuidade do frio no decorrer do dia, que deve registrar uma madrugada com termômetros em torno dos 6°C, o que pode representar um novo recorde de frio neste ano. O dia será marcado por sol entre poucas nuvens e temperatura máxima prevista de 19°C com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 35%.

A próxima semana também promete ser gelada na Capital paulista, mas sem previsão de chuva e com predomínio de sol entre poucas nuvens. A segunda-feira (12) deve começar com termômetros na marca dos 9°C e a temperatura máxima não deve superar os 19°C ao longo do dia. Os índices de umidade do ar se mantêm com valores mínimos na faixa dos 40%.