Notícias

Sexta-feira (09) chuvosa na Capital paulista

09/08/2024 16:54 - Sexta-feira

O tempo mudou nesta sexta-feira (09) com a chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo. Até o momento, o dia foi marcado por muitas nuvens, chuviscos e chuva fraca de forma intermitente, o que não permitiu a elevação da temperatura de forma significativa. A máxima chegou aos 21°C e os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima dos 35%. A direção do vento ainda não mudou para o quadrante sul/sudeste, mas até o fim da noite essa condição se concretiza, com a passagem efetiva da frente fria por São Paulo. As temperaturas já apresentam declínio e se encontram na faixa dos 16°C de média por volta dos 16h45. A temperatura mínima será registrada no fim da noite, com previsão de apenas 13°C.

O ar frio de origem polar na retaguarda do sistema frontal vai provocar acentuado declínio das temperaturas nos próximos dias, principalmente neste final de semana e início da próxima. A expectativa é de quebra de recorde de temperatura mínima com a permanência da forte massa de ar frio polar nos próximos dias. O mês de agosto estatisticamente é o que apresenta o menor índice pluviométrico em relação aos demais, com média histórica de apenas 29,8mm. Até o dia 08 não havia registro de chuva na Capital paulista.

 A Defesa Civil Municipal mantém o estado de ALERTA para baixas temperaturas desde às 10h20 da última quinta-feira (08). 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Passagem de frente fria pelo litoral paulista muda as condições do tempo em São Paulo a partir desta sexta-feira (09). O sistema vai trazer chuva e principalmente acentuado declínio das temperaturas nos próximos dias, em função da chegada de uma forte massa de ar frio de origem polar, que deve perdurar pelo menos até a próxima quinta-feira (15).

O sábado (10), ainda deve registrar chuva fraca e chuviscos na madrugada. O dia será marcado por intensa sensação de frio e diminuição da nebulosidade. Os termômetros das estações do CGE devem registrar temperatura mínima na marca dos 9°C. A máxima não deve superar os 17°C, enquanto os índices de umidade do ar apresentam valores mínimos ao redor dos 50%. 

No domingo (11), o cenário atmosférico se mantém inalterado. Não há previsão de chuva e o frio se intensifica ainda mais. O dia começa com sol entre poucas nuvens e termômetros na casa dos 7°C. A temperatura máxima não passa dos 19°C, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 35%.