Início de noite com tempo estável e temperatura em declínio em SP

26/07/2024 18:20 - Sexta-feira

A noite de sexta-feira (26) na capital paulista começa com tempo aberto e com temperatura em gradual declínio. De acordo com dados da rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo a média na cidade é de 20ºC com os percentuais de umidade do ar variando em torno dos 60%.

Por conta do tempo seco e da baixa umidade, a Defesa Civil Municipal decretou estado de atenção para baixa umidade do ar em toda a cidade das 14h15 até às 16h50 . Nas próximas horas as condições meteorológicas não apresentam mudanças significativas, apenas ligeiro aumento da nebulosidade, principalmente nos bairros mais próximos da Serra do Mar.

Segundo os dados da Prefeitura de São Paulo, a menor mínima média do ano permanece a registrada no dia 29/05/2024 com 9,7°C na cidade. Já a menor mínima absoluta ocorreu no dia 23/07/2024 com 1,7°C em Engenheiro Marsilac, Zona Sul. A menor máxima do ano permanece a do dia 09/07/2024 com 14,3°C, enquanto a menor máxima absoluta do ano neste dia 09/07/2024, igualou com a de 30/06 e marcou 13,2°C em Parelheiros, Zona Sul.

O banco de dados do CGE mostra que julho registrou até o momento 47mm, o que corresponde a 13,5% acima da média histórica que é de 41,4mm. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para baixas temperaturas desde às 09h50 do dia 04 de julho. Para conhecimento, não chove significativamente na Capital paulista desde o dia 11 de julho.

Os próximos dias seguem com madrugadas frias e tardes quentes, em função da permanência do bloqueio atmosférico que predomina em boa parte do país há vários dias. O sistema está com os dias contados, em função da passagem de uma nova frente fria pelo litoral paulista na próxima terça-feira (30). Não há previsão de volumes expressivos de chuva para a Capital, porém o calor fora de época durante as tardes diminui, com consequente aumento dos índices de umidade do ar.

Até o final de semana não há mudança nas condições do tempo, que seguem com baixa umidade do ar e temperaturas bem acima da média durante as tardes. O sábado (27) deve começar com uma madrugada de poucas nuvens e termômetros em torno dos 14°C. O predomínio de sol desde o amanhecer faz a temperatura subir até os 27°C, enquanto os percentuais mínimos de umidade do ar permanecem na faixa dos 30%.

No domingo (28), o cenário atmosférico se repete, ou seja, não há previsão de chuva e o dia terá predomínio de sol entre poucas nuvens. As temperaturas variam entre mínima de 14°C e a máxima pode chegar aos 28°C, com taxas mínimas de umidade por volta dos 30%. No final do dia aumento da nebulosidade.