Predomínio de sol e temperaturas em elevação na manhã paulistana

24/07/2024 08:03 - Quarta-feira

A quarta-feira começou com tempo aberto e termômetros oscilando em torno dos 11,7°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 3,7°C na região de Engenheiro Marsilac, no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 15,4°C.

De acordo com dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, a menor mínima média do ano permanece a registrada no dia 29/05/2024 com 9,7°C na cidade. Já a menor mínima absoluta ocorreu no dia 23/07/2024 com 1,7°C em Engenheiro Marsilac, Zona Sul. A menor máxima do ano permanece a do dia 09/07/2024 com 14,3°C, enquanto a menor máxima absoluta do ano neste dia 09/07/2024, igualou com a de 30/06 e marcou 13,2°C em Parelheiros, Zona Sul. As informações do CGE mostram ainda que julho registrou até o momento 47mm, o que corresponde a 13,5% acima da média histórica que é de 41,4mm.

A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ATENÇÃO para baixas temperaturas desde às 09h50 do dia 04 de julho.

No decorrer do dia o predomínio de sol espanta a sensação de frio e favorece a elevação das temperaturas, provocando um dia com grande amplitude térmica. Dessa forma, as máximas podem superar os 26°C, enquanto os índices de umidade devem atingir valores em torno dos 30% durante a tarde. Alerta-se ainda que o tempo seco e estável dificulta a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar.

O tempo segue seco e ensolarado nos próximos dias com temperaturas baixas e formação de neblina durante as madrugadas.

A quinta-feira (25) deve apresentar predomínio de sol e temperaturas em elevação, apenas com formação de neblina em alguns pontos da cidade nas primeiras horas do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 12°C e máximas que podem chegar aos 27°C, enquanto os índices de umidade podem atingir valores críticos, abaixo dos 30%, no período da tarde.

Na sexta-feira (26) o tempo segue seco e o sol predomina, favorecendo a rápida elevação das temperaturas no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 13°C, enquanto as máximas podem superar os 27°C. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir valores críticos, abaixo dos 30%, nas horas mais quentes.