Notícias

Feriado com chuva e frio na Capital paulista

09/07/2024 09:53 - Terça-feira

A manhã desta terça-feira, 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, começou com chuva intermitente e sensação de frio na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima, registrada na madrugada foi de 11,9°C. A mínima absoluta, 10,8°C, foi observada em Parelheiros, no extremo da zona sul.


O volume de chuva entre a madrugada e o início da manhã acumulou em média 13,9mm na cidade, o que corresponde a 33,6% da média do mês que é de 41,4mm.


O dia vai continuar com tempo fechado e chuvoso. Nas próximas horas, novas áreas de instabilidade que estão no interior vão avançar em direção à Grande São Paulo e litoral. Há expectativa de chuva generalizada e intermitente, com intensidade variando entre fraca a ocasionalmente moderada a forte. A persistência dessas instabilidades pode gerar acumulados significativos e formação de alagamentos.


Além disso, com a presença do ar frio de origem polar, somado com o tempo fechado e muito úmido, a temperatura permanece baixa, e há potencial para um novo recorde de frio, com a temperatura máxima mais baixa do ano. A tarde mais fria do ano até então, é a do último 30 de junho, quando a média da temperatura máxima foi de 15,2°C.


A Defesa Civil da Cidade de São Paulo, nos termos da Portaria 514/2024, mantém em vigência o estado de ATENÇÃO para Baixas Temperaturas em toda a Capital paulista desde às 09h50 do dia 04/julho/2024.


Tendência para os próximos dias:


A quarta-feira (10) ainda começa com chuva entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, períodos de melhoria com sol entre muitas nuvens e temperatura em elevação. Mínima de 13°C e máxima de 21°C.


Na quinta-feira (11), o ar frio se afasta, e o sol volta a brilhar com variação de nuvens, o que vai favorecer a elevação da temperatura. Não há expectativa de chuva. Mínima de 14°C e máxima de 25°C.