Manhã fria de segunda-feira (01) na Capital paulista

01/07/2024 09:20 - Segunda-feira

A segunda-feira (01) na Capital paulista foi fria, com termômetros em média na casa dos 11,4°C, céu encoberto e vento soprando de sudeste. O extremo sul da cidade, mais precisamente na região de Parelheiros, registrou 9,4°C no distrito de Engenheiro Marsilac. Na região central, a mínima foi de 12,2°C. As próximas horas seguem com muitas nuvens e sensação de frio, por conta da circulação marítima após a passagem da frente fria no final de semana. Entretanto, não se descarta curtos períodos de sol, o que promove ligeira elevação da temperatura à tarde, mas que não devem superar os 18°C. A umidade do ar se mantém elevada com valores mínimos ao redor dos 68%.

Dados estatísticos do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que a média histórica de chuva para julho é de 41,4mm e temperaturas mínima de 12,7°C e máxima de 23°C. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de ALERTA para baixas temperaturas desde às 10h30 da última sexta-feira.

Junho terminou com chuva abaixo da média e temperaturas acima do esperado. A precipitação observada foi de chuviscos, que totalizaram apenas 0,7mm em quatro dias, o que equivale a 1,4% dos 49,5mm da normal climatológica do mês. É também o junho menos chuvoso da série histórica do CGE, que mantém dados desde 1995. As temperaturas se mantiveram acima da média com valores de 0,9°C e 2,7°C respectivamente para mínima e máxima.

O frio diminui gradativamente nos próximos dias, principalmente durante as tardes, mas as madrugadas ainda permanecem frias. As simulações atmosféricas mais recentes indicam tempo seco e sem previsão de chuva pelo menos até o final da primeira quinzena do mês.

A terça-feira (02) ainda será marcada por muitas nuvens e sensação de frio no decorrer da madrugada. Os termômetros devem registrar mínima de 12°C, sendo que nas regiões mais extremas da cidade a sensação de frio será maior. Durante a tarde, céu nublado e períodos de sol, o que favorece a elevação da temperatura. Máxima prevista de 23°C, com os índices mínimos de umidade do ar na casa dos 45%. O dia termina com variação de nuvens e sem previsão de chuva.

O cenário de tempo seco e ainda com frio na madrugada permanece no decorrer da quarta-feira (03), que deve registrar mínima de 13°C, céu nublado e probabilidade de nevoeiro localizado em alguns bairros e aeroportos. O predomínio de sol entre poucas nuvens faz a temperatura se elevar até os 25°C no período da tarde, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 40%.