Fim de noite com termômetros em declínio na Capital paulista

24/06/2024 20:10 - Segunda-feira

O fim de noite na Capital paulista transcorre com temperaturas em declínio. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo marcam 19°C em média. Região de Parelheiros, na zona sul, está com 17°C. Para a próxima madrugada é esperado 15°C. A umidade relativa do ar está em 86%. Não há registro de chuva nas proximidades da Grande São Paulo.

A última chuva significativa registrada pelo CGE da Prefeitura de São Paulo, aconteceu no dia 27/05, ou seja, quando a precipitação média acumulada na cidade foi de 27,8mm. Junho acumulou até o momento 0,3mm de chuva, o que corresponde a apenas 0,6% da média do mês que é de 49,5mm e segue como o mais seco desde 1995.

Devido a tendência de temperatura e sensação térmica oscilando entre 13°C ou ligeiramente menos no fim da madrugada e início da manhã, a Defesa Civil Municipal decretou estado de ATENÇÃO para baixas temperaturas, desde às 17h40 do dia 12/06, apenas nas subprefeituras dos bairros mais afastados do centro expandido: Parelheiros e Capela do Socorro, Zona Sul, Perus, Zona Norte, Itaquera, São Miguel paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaim paulista e São Mateus, Zona Leste.

A propagação de uma fraca frente fria ao largo do litoral paulista muda o tempo na terça-feira (25). Dessa forma, a Capital paulista e a região metropolitana terão céu nublado a encoberto, ventos soprando do quadrante sul e chuviscos ocasionais. Há potencial para chuvas isoladas e de baixo volume acumulado nas áreas mais próximas da serra do mar. Por conta disso, a temperatura máxima apresenta acentuado declínio. Mínima de 15°C e máxima de 20°C. A umidade do ar será superior a 60%.

Na quarta-feira (26), o sistema frontal se afasta rapidamente para o oceano, e após um amanhecer com formação de névoa úmida, o sol aparece a partir do meio da manhã e passa a predominar. A temperatura volta a apresentar elevação e a umidade entra em declínio nas horas de maior aquecimento. Não há previsão de chuva. Mínima de 15°C e máxima de 27°C, e menores percentuais de umidade próximos de 35%.