Tarde de tempo seco e com baixos índices de umidade do ar em SP

21/06/2024 16:01 - Sexta-feira

A tarde desta sexta-feira (21) segue com sol e temperaturas agradáveis. A máxima hoje chegou aos 26°C e alguns bairros registraram umidade relativa do ar ligeiramente abaixo dos 30%, porém a média oscilou em torno dos 32%. As próximas horas seguem com tempo estável, sem chuva e declínio gradual da temperatura.

A Defesa Civil Municipal mantém o estado de ATENÇÃO para baixas temperaturas, decretado desde às 17h40 do dia 12/06, apenas nas subprefeituras dos bairros mais afastados do centro expandido: Parelheiros e Capela do Socorro, Zona Sul, Perus, Zona Norte, Itaquera, São Miguel paulista, Guaianazes, Cidade Tiradentes, Itaim paulista e São Mateus, Zona Leste.

O banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostra que junho acumulou até hoje, apenas 0,3mm de chuva, o que corresponde a 0,6% dos 49,5mm esperados para o mês. O último registro de chuva significativa ocorreu no dia 27 de maio com 27,8mm. Portanto, uma sequência de 25 dias sem precipitação significativa na Capital paulista, além dos baixos índices de umidade do ar.

Alerta-se, portanto, que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação de queimadas e incêndios florestais, o que prejudica significativamente a qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos. Em relação aos cuidados com a saúde, especial atenção com crianças e idosos. A recomendação do CGE é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, usar soro fisiológico, umidificadores de ar nos ambientes internos e evitar atividades físicas ao ar livre nas horas de maior aquecimento, principalmente entre 11h e 16h.

Uma grande massa de ar seco segue predominando sobre boa parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, promovendo um bloqueio atmosférico, o que mantém os dias ensolarados e com estabilidade atmosférica. Essas condições mantém as temperaturas elevadas para a época do ano, com baixos percentuais de umidade do ar, principalmente durante as tardes.

No sábado (22), o cenário atmosférico se mantém inalterado, ou seja, sem previsão de chuva, temperaturas elevadas e umidade baixa à tarde. Entretanto, não se descarta a ocorrência de nevoeiros localizados entre o fim da madrugada e as primeiras horas da manhã. Os termômetros variam entre mínima de 14°C e máxima de 28°C. Umidade do ar em declínio no período da tarde, com valores mínimos em torno dos 30%.

O domingo (23) também será marcado por céu claro e poucas nuvens com predomínio de sol no decorrer do dia. Temperatura mínima prevista de 15°C e a máxima pode superar os 28°C. Os índices de umidade se mantêm baixos com os menores valores próximos aos 30%.