Manhã de sexta-feira (21) termina com céu claro, sol e queda na umidade relativa do ar

21/06/2024 12:21 - Sexta-feira

Manhã de sexta-feira (21) termina com céu claro, sol, temperaturas em elevação e queda na umidade relativa do ar. Conforme dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 23,5°C em média. A estação com a temperatura mais alta no momento é a de Freguesia do Ò que registra 25°C. A máxima média na cidade pode chegar aos 27°C.

A umidade relativa do ar oscila em torno de 47% em média. O local com o valor mais baixo é Perus, Zona Norte, com 39%. Estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação de queimadas e incêndios florestais, o que prejudica significativamente a qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos.

Atenção com crianças e idosos. A recomendação do CGE é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, usar soro fisiológico, umidificadores de ar nos ambientes internos e evitar atividades físicas ao ar livre nas horas de maior aquecimento, principalmente entre 11h e 16h.

O banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostra que junho acumulou até hoje, apenas 0,3mm de chuva, o que corresponde a 0,6% dos 49,5mm esperados para o mês. O último registro de chuva significativa ocorreu no dia 27 de maio com 27,8mm. Portanto, uma sequência de 25 dias sem precipitação significativa na Capital paulista, além dos baixos índices de umidade do ar.

Uma grande massa de ar seco segue predominando sobre boa parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, promovendo um bloqueio atmosférico, o que mantém os dias ensolarados e com estabilidade atmosférica. Essas condições mantém as temperaturas elevadas para a época do ano, com baixos percentuais de umidade do ar, principalmente durante as tardes.

No sábado (22), o cenário atmosférico se mantém inalterado, ou seja, sem previsão de chuva, temperaturas elevadas e umidade baixa à tarde. Entretanto, não se descarta a ocorrência de nevoeiros localizados entre o fim da madrugada e as primeiras horas da manhã. Os termômetros variam entre mínima de 14°C e máxima de 28°C. Umidade do ar em declínio no período da tarde, com valores mínimos em torno dos 30%.

O domingo (23) também será marcado por céu claro e poucas nuvens com predomínio de sol no decorrer do dia. Temperatura mínima prevista de 15°C e a máxima pode superar os 28°C. Os índices de umidade se mantêm baixos com os menores valores próximos aos 30%.